29.7.09

Cultura do moquifo

Espero museus, galerias e auditórios prometidos. Ainda não vi a primeira pedra e desconfio que não vou ver pedra nenhuma. Continuo a espera dos planos estratégicos, que já deviam ser apresentados. Por esta altura, em que o país vai se enchendo de gente cada vez com mais capacidade, informação e criatividade, fazia sentido concursos literários ou prémios para artes visuais. Ainda não percebi a lógica das nossas participações (?) em eventos internacionais. Na verdade, não entendo nada de nada. Deliro apenas.

O Palácio da Cultura continua um palácio dos tristes. A livraria vai acabar por morrer de desgosto. O bar, outrora centro vital daquela zona do Plateau, continua pilhado e fechado. Em cima funciona uma pseudo escola de música. Os equipamentos vão se estragando um por um: lâmpadas fundidas, peças estragadas, salas mofando, terraços desertos, varandas inabitadas, falta de manutenção.

Alguém sabe onde fica o Museu Etnográfico da Praia? Pois, esse é um fantasma. Sei que tem coisas depositadas, mas ninguém lhe conhece a alma. Ele não geme e não reclama. Tá aí, encravado algures no Plateau. Outra pergunta difícil: alguém sabe dizer quantos tesouros submarinos foram recolhidos do fundo do mar e desses, quantos foram pilhados, quantos estão em nossa posse e o que vão fazer com essa bodega toda? Quem responder tem um astrolábio de presente.

Sabiam que apareceu, num ápice, uma vivenda em pleno sítio arqueológico da Cidade Velha, bem nas barbas do convento S.Francisco? Olhem que os gajos da Unesco falam a sério! Entretanto os artesãos genuinamente caboverdianos vindos de outros países, as vendedoras de mangas e os donos de botecos, vão desfrutando do afluxo de curiosos ao sítio Património da Humanidade, Património esse que ainda ninguém percebeu. Garanto-vos, o sítio é um Património sim senhor, mas é dito imaterial, invisível, não tocável. A única forma de conhecê-lo é pelo ensino correctíssimo da história, pelas nossas próprias mãos e cabeças.

Este é só um snapshot do bravo trabalho dos tipos do MC. Por mais quantas décadas vão auferir esses senhores de todas as benesses do Estado, que pago mensalmente em impostos? E ainda outros acham que os tipos têm retumbantes vitórias? Porra, puxa-saco é pior que putaria. Putas ao menos são honestas: é por dinheiro mesmo.

4 comentários:

Anonymous disse...

As putas nunca seriam condecoradas pelo PR...

Anonymous disse...

património imaterial???? osmonumentos da Cidade Velha... afinal, qual é o busilis do teu texto??? a cultura está moribunda, mas os teus conceitos não perdem nesse campo.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Eu é que não apanhei o busilis (sempre adorei este termo) da tua questão. Materialize melhor, please

Tchale Figueira disse...

SE CRISTO VOLTAR HÁ DE ATIRAR A PRIMEIRA PEDRA AOS POLITICOS.