13.7.09

Nova Cidade Velha

Viajava para a Cidade Velha. Pelo caminho, já de si misterioso, magicava o que teria mudado esses dias de Património da Humanidade. O caminho já o fiz milhentas vezes, mas desta vez tinha a sensação de estar a ir para uma dimensão diferente. Entretanto os Hiaces, essas carinhas frenéticas, ultrapassavam-me com a mesma violência de sempre. Cheguei. Constatação número um: o pelourinho, sítio que quinhentos anos atrás se maltratavam homens, estava apinhado de gente.

Nunca vi tanto turista na Cidade Velha. Nunca vi tantos vendedores de artesanato genuíno das ilhas. Nunca vi tantos carros e gente nervosa. No ápice que um turista apontou a câmera fotográfica para as mangas que se vendiam no chão, a mulher, a vendeira, saltou do seu lugar como galinha a proteger os pintos, fazendo um gesto com a mão que o fulano teria que pagar. O pobre, assustado, afastou a câmera. Depois a dona disse para as colegas, as mulheres, as outras vendedeiras: "Gosi nos e Patrimoniu, e pa paga!"

5 comentários:

Pss disse...

César, essa tá boa !!

Anonymous disse...

Nada mais justo..

Cesar Schofield Cardoso disse...

É o preço do Património ;)

Marco António disse...

César,
A alguns amigos sempre confessei um desejo:
- "Um dia eu vou morar na Cidade Velha". Mas não a Cidade velha das poderosas mansões, das piscinas, mas aquela cidade velha "inocente". Depois deste post te pergunto, e agora??? Acho que terei de escolher um outro pico que não seja Património da Humanidade!!
Maky Silva

Cesar Schofield Cardoso disse...

Maky, tenho de desiludir-te. Desculpa amigo, a vida é dura. Aguenta. Sê forte. Melhor te sentares para ouvir isto: a Cidade Velha está a ser tomada de betão por todos os lados. 3 (das muitas) coisas horríveis: 1-na "Rua Banana", célebre e antiquíssima rua, um dos nossos ilustres destrui uma casinha antiga e fez uma "coisa" em betão; 2-Debaixo do convento, mas mesmo debaixo, estão construídos outras coisas por aí; 3-existe um hotel que tomou um encosta e uma vista do mar inteirinhos.

...Cada um faz o que quer. Tenho medo pela Cidade