22.7.09

O lamaçal

As chuvas anunciaram-se ontem. Será que as valas, por onde as águas devem ser guiadas, estão limpas e desimpedidas? É desta que a Protecção Civil vai dar um show de eficiência? Quantas desgraçadas famílias vão ter as casotas inundadas? Será que a grande ribeira que desagua na praia da Gamboa está limpa das suas toneladas de plástico, ferro-velho e toda a espécie de lixarada? Quantas linhas de electricidade vão ser cortadas, para nos deixar mais irritados ainda com o fornecimento de energia? Quantas estradas vão ficar intransitáveis. Desde que não morra ninguém!...

Depois do arranque em força da nova equipa camarária, vamos lá enfrentar os factos, a empresa é gigantesca. O problema da câmara da Praia, para além da eventual obtusidade dos seus elementos, sofre de problemas organizacionais graves. Ninguém precisa ser perito em gestão para sentir isso, bastando ter que se enfrentar os seus serviços. O mal tem que ser combatido por dentro. Para além de que é preciso reforçar o debate sobre o crescimento da cidade versus recursos para fazer face. Será o Estatuto Especial uma solução?

É que a cidade que representa 1/4 da população nacional, para além de ter que enfrentar toda a imensidade de chatices quotidianas, tem ainda que satisfazer uma população exigente, que trabalha, que contribui para o desenvolvimento deste país, mas que exige praças, cinemas, actividades, trânsito ordenado, zonas de lazer, limpeza, ordenamento, alegria e visão de futuro. Estamos em férias: trabalhadores, estudantes, emigrantes, turistas: e o que temos é uma cidade sem a capacidade de transformar todo esse pessoal em dinâmica de actividades e geração de rendimentos.

Na Praia, a gestão camarária corresponde a um Governo.

2 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Acho que esta será a primeira prova de fogo do slogan "Praia tem solução" pois este tema -- as consequências da chuva -- tem sido o denominador comum nas inépcias camarárias.

Edson Medina disse...

E ainda ha quem, por "ciuminho bobo" seja contra o estatuto especial...
EM