21.7.09

O mundo internetizado

Já li algures: a Internet representará a 3ª grande revolução da humanidade. A primeira foi a revolução agrícola, que nos tornou bundões. A segunda foi a revolução industrial, que nos catapultou para níveis perigosos de agressivadade, auto-detruição, bombas atómicas, ciência de ponta, a terra em perigo. Segundo esses autores, a Internet, ou seja, a Sociedade da Informação, estará a representar a 3ª revolução humana.

Tudo está a passar para a Internet: o social, o económico, o cultural. Empresas baseadas na Internet já suplantam gigantes com a General Motors. Aliás, esses gigantes da rev.indutrial estão a tombar. As noções de território, fronteira, nacionalidade já começam a parecer construções arcaicas, em desfasamento com as incríveis relações pela Internet (blogs, redes sociais, micro-blogging). Eu conheço gente exclusivamente pela Internet, trocamos ideias e até falamos em projectos. Na Internet as classes sociais são invisíveis e as gerações se confundem. A noção de perigo também extendeu-se. É realmente um mundo novo.

Recebi um e-mail com sabor a café caseiro de Amaro Teixeira Ligeiro, um cotinha de 63 anos, como ele próprio se define, que resolveu entrar na rede, após a reforma. Quer descobrir os amigos que perdeu o rastro. O seu blog: http://nhagente-bissau.yolasite.com

Sem comentários: