20.7.09

Vitória?

Que representa a vitória de Filú, por incrível maioria de 83% dos votos, em eleições internas?

É conhecida a teoria das alas dentro do PAICV, que Filú representa uma ala e que José Maria Neves representa outra. De acordo com um comentador num dos jornais online, Filú representa o povo e Maria Neves representa a cúpula. Estranha divisão, acho eu. Mas, ao que parece, se não existe na dimensão primária como está sendo colocado aqui, pelo menos há este sentimento. Também, segundo ainda outra comentador, a vitória de Filú não é mérito dele enquanto líder, mas sim representa um desagrado dos militantes em relação aos dirigentes. Se existe este sentimento dentro do próprio partido, como será para o povo em geral?

Sempre me irritou este síndrome do segundo mandato. Os dirigentes tornam-se arrogantes, donos da verdade e das soluções. Tornam-se paternalistas e autistas. Acomodam-se ao poder e perdem sentido de terreno. O poder, definitivamente, corrompe. É quase que uma necessidade terapêutica que o partido no poder, após dois mandatos, caia. Para o bem dos homens e mulheres dirigentes. Para que voltem a ser cidadãos normais.

E a Oposição, sem mérito nenhum, na minha opinião, vai colhendo os frutos desta auto-flagelação, certamente a rebolar no chão em gargalhadas de satisfação.

Esta vitória do Fílu é desconcertante. Um homem que perdeu o maior município do país, acusado de graves irregularidades, em poucos meses fica ainda mais bem posicionado dentro do partido. Qual será a consequência disso para o partido?

3 comentários:

MRVADAZ disse...

Epah! Isto prova que em CV e mais concretamente no Santiago Sul, minha região, não levamos as coisas a sério. Há muito que reclamo a teimosia dos caboverdeanos, isto é, são sempre os mesmos partidos e os mesmos senhores que mandam e desmandam em Cabo Verde. Mas também não é de estranhar porque somos Africanos e a democracia em África ainda é "xuxadera" nalguns países. O estranho é que os caboverdeanos andam a " auto-elogiar" de que em termos da democracia somos os melhores da África, grande mentira! Eu diria que somos os mais passivos, isso sim porque em termos da democracia ainda estamos muito longe.
Bem haja!
P.S. Queria chamar atenção aos militantes do PAICV para não confundirem o Santiago Sul com as outras partes de Santiago e muito menos com Cabo Verde mas como em CV temos uma doença política chamado PAICV/MPD, tudo é possível.

Anonymous disse...

César essa questão parece-me estar a ser empolada sem haver razões para tal. Repara que se Felisberto perdeu a Câmara de certeza que não foi com os votos "contra" dos militantes que agora votaram nele. Ou seja 100% dos que agora votaram nele para uma eleição interna, terão também votado nele na eleição para Câmara. Portanto a discussão não será por ai. A dicussão é acho eu saber, até que ponto os militantes de um partido se deixam embalar por um populismo barato de dar toques na bola em cima de um palanque versus a credibilização e moralização de cargos públicos. Que ele é bom a dar toques na Bola todos sabemos. Que ele é bom de Boca todos sabemos. Que teve uma Gestão no mínimo descuidado e no máximo corrupto também sabemos. E a partir daqui é só esperar para ver até onde vai PAICV com seu Filu. Uma coisa porém ficou claro: A maioria dos eleitores do Municipio da Praia reprovou a Gestão e a postura política desse homem. O partido não ! Com essa eleição o PAICV não só aprova a gestão e a postura política dele bem como lhe dá hipóteses de representar o partido num cargo oficial. Porém não é também bom exagerar no cargo que ele tem. Ele e somente e tão somente o representante do PAICV na Pria Sul. E que eu saiba esse cargo não é e nem nunca será um cargo que representa a vontade do todo nacional. No máximo representa a cambada de bajuladores de um Filu retocado. Anónimo das 11:38

Cesar Schofield Cardoso disse...

Caro amigo, avisei de pronto que a leitura povo vs cúpula era primária, que me espanta tal sentimento.

Agora vejamos uma coisa. É uma atitude bem intelectualóide isso de dizer que as leituras são estereotipadas, que estamos perante uma processo normal da democracia, que a governação tem seguido em parâmetros x e y, etc. Então onde é que fica o pressentimento, a dedução, ou o simples sentimento das coisas? Ah pois, não são científicos. E aí, quando as coisas dão as "reviravoltas" ficamos todos espantados e acusar as pessoas de irresponsabilidade política, a pior e a mais fácil da acusações, pós desaires eleitorais.

Outra coisa, este Governo só é positivo porque a escala do país é baixa e a Oposição nula. Eu não quero menos pior; quero melhor.

Continuemos o debate.