3.8.09

Blog joint: Estado e Nação

O Governo e a Oposição estão em permanente campanha eleitoral. O Governo sobrevaloriza os ganhos e desvaloriza as dificuldades e os erros. Diametralmente oposto, a Oposição arrasa o país e indica autistamente como única e válida opção a sua própria governação. É evidente que esse "diálogo" acaba por cair no ridículo e não contribui em nada para a construção de um espírito crítico nos cidadãos. O Estado da Nação, feito por Governo e Oposição não me dizem absolutamente nada, porque são instituições que não se respeitam a si próprios.

Resta-me fiar na palavra dos técnicos, economistas, sociólogos, arquitectos, engenheiros e demais especialistas, se esses, por acaso, não estivessem também tão embalados neste discurso oco de avaliar a nação, como quem discute uma partida de futebol. Poderia me fiar nos juristas e politólogos, se esses estivessem comprometidos, antes de tudo, com a crítica do Estado de Direito. Ficaria imensamente alegre se, apesar das dificuldades, linguistas, antropólogos e historiadores pudessem comentar sistematicamente e não somente em improvisados fóruns, as políticas da Cultura. Ficaria um pouco mais descansado se soubesse que os jornalistas estão aí para escavar, provocar, investigar e procurar informar, com a isenção possível, as várias verdades sobre um mesmo assunto.

Não tendo nenhuma dessas ajudas, resta-me SENTIR o Estado da minha Nação: enganamo-nos permanentemente. Há ganhos extraordinários, sim, mas se isso resultar em crescente injustiça social, alienação cultural e destruição do meio ambiente, então estarei preocupado e receoso pelo futuro.


Sigam o debate com este jointers:

1 comentário:

Carlos Veiga disse...

Underdôglas o seu delírio só peca na geografia, Açores e Madeira são Portugal e Europa. E Portugal é só 28ª economia do Mundo