14.9.09

Criadores e destruidores

"Criação colectiva de Binga e Samira a partir de poemas de Amilcar Cabral, LARBAC é uma encenação em homenagem dos 85º aniversário do Amilcar Cabral. Estreia 12 de Setembro de 2009"
(divulgação FAC)

Estão de parabéns os promotores da ideia, foi um espectáculo. Enquanto o Palácio da Cultura está de pé vai tendo esses previlégios de receber eventos de elevado bom gosto como esse foi. Mas o Palácio, mais uma vez o Palácio que não se sabe se é um morto-vivo, ou se é um vivo em vias de morrer, causa-me indignação. É imperdoável que o seu bar continue fechado; há lá um tapete que gostaria de perguntar ao indíviduo que se chama de director se o punha em sua casa!; há imensos instrumentos doados pela China que vão ser devorados pelas traças; há espaços vagos a implorar por uma mente inteligente que os transforma em vida e lucro. O Palácio da Cultura Ildo Lobo é a materialização da estupidez cultural que vivemos nos dias presentes.

O Ministro da Cultura, mais uma vez o Ministro da Cultura, não se percebe como pretende dirigir um sector tão complexo e exigente se não comparece a nenhum dos melhores eventos da cidade! A sua ausência é tristemente notória. No oposto, a presença de Corsino Tolentino em toda a vida social desta cidade é um marco positivo e encorajador para mim. Inspira-me as suas palavras, sendo ele o único intelectual de alto calibre que ousa dizer: falhámos!

Mas muita dessa situação é culpa da Comunicação Social que por uma inércia que não consigo perceber não desempenha o seu papel de crítica e fazedor de opinião. Não aparecem, não participam e logo se restringem a anunciadores de eventos.

Apesar de tudo e de um certo indivíduo que resolveu usar o evento como palco para as suas patéticas performances, a noite decorreu agradável, com vinhos do Fogo a acompanhar um queijo Camambert a completar o quadro de bom gosto dos promotores. Obrigado.

Sem comentários: