15.9.09

Extremistas nós?

Paulo, precisamos de um Al Qaeda??...Definitivamente não. O mundo estará melhor sem Bin Laden e George Bush ou qualquer outro parvalhão que pensa em termos de matar para impor a sua lógica. Se acreditam tanto na morte porque não se matam?

Não, não precisamos de extremismo nenhum nem mesmo do extremismo que se exprime pela apatia total. Sim, a apatia face aos acontecimentos da vida é uma forma de extremismo que se denomina alienação. Para que o homem pudesse ter uma civilização foi/é necessário que se constituísse numa comunidade inteligente. Pois, e se dessa comunidade exigimos benefícios igualmente devemos participação. É vital não perder essa noção de comunidade, um fenómeno bem sensível entre nós nos dias de hoje em que desaparecem as pequenas vilas e as vizinhanças de soleira de porta, para no seu lugar gerar condomínios fechados (um conceito hediondo) e outras formas de estranhamento entre as pessoas.

Essa noção de que "isso não me diz respeito" cria um espaço aos messias satânicos, aos aproveitadores, aos sem escrúpulos, que aos poucos vai minando os nossos patrimónios (naturais, culturais, sociais) e quando as coisas atingem estatuto de crise, ficamos a achar que agora é preciso um Bin Laden para explodir isso tudo ou outro ditadorzinho com mão dura, o que implica matar gente ou restringir a condição humana das pessoas. NÃO! Somos mais inteligentes que isso. Por isso debatemos: não para derrubar o Primeiro-Ministro ou Ministro da Cultura (embora esse podia repensar o seu lugar) mas para exigir coerência, mudanças, soluções...melhoria de vida...para todos.

3 comentários:

Pss disse...

Gostei da última frase "melhoria de vida...para todos !". Isso daria um bom Slogan para lançar uma terceira via na Sociedade caboverdeana. Mas como atingir essa melhoria para todos um tanto ou quanto utópica? Em relação a aparecimento de Al Qaeda naturalmente que eu digo isso no sentido figurado. Mas que é necessário ABALAR com as estruturas do Statuo Quo lá isso é necessário e urgente ! Pois senão entra ano sai ao e continuamos todos aqui nessa modorra ! Sim estou já a espera dos próximos comentários a dizer que não podemos ser radicais. E que tenho um linguagem agressiva, e temos que ser mais bonzinhos, mais "polidos", mais finos e o caraças ... isso tudo é bom mas só ser for Suiça, Suécia, Dinamarca onde existe Civilização ! Por aqui os políticos falam de TERRORISMO, falam de pelotão da frente, ou seja são os próprios dirigentes que estão a semear um ambiente de guerra !


Bazuca !
Bazuca ? Sim não tem nada a ver, esse é título de uma música dos Buraka Som Sistema !

Linda disse...

Pois é César, e, pelo que parece, vamos fazer «mudanças» com «coisas velhas». O que aqueles que agora vêem por aí têm de novo para nós?

dono disse...

Underdôdglas é o nome do meu cão. Será que é ele que anda a fugir de casa e a escrever essas boboseiras? Olha que ainda vai levar de chinelos. Dono de Underdôglas.