11.9.09

Novos tempos? Novos desafios?

Lá está o outdoor de José Maria Neves com um (menos brilhante) sorriso anunciando: NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS. A política tem essa forma estranha de confundir o discurso: desculpa Senhor Primeiro Ministro, mas a Vossa Excelência não tem novos desafios e nem tem tempo para inventar novos desafios; os seus desafios já vão com quase uma década (ou seja toda a sua Governação) ou seja são velhinhos: o desafio da reforma da Administração Pública, o mais abominável monstro do nosso Estado, continua por vencer; o desafio dos TACV vai fracassar; o desafio das Energias já fracassou; o desafio das Infraestruturas, uma das suas maiores bandeiras de sucesso, precisa ser re-alinhado com a economia real; o desafio das Telecomunicações continua em banho-maria (ou não se pergunta porque não temos ainda um Comércio Electrónico, coisa corriqueira já em muitas partes do mundo?); o desafio da Educação agora é a qualidade em vez de exibir números; o desafio da Cultura nem se pôs; o desafio da Juventude para mim é um falso desafio; o desafio das Agriculturas e Pescas continuam em idade de artesanato; o desafio da Economia é o desemprego a 1 dígito que nem nos seus sonhos vai atingir...para além de ainda ter que evitar que o tecido do seu próprio Partido se rompa pelas costura. Mude o slogan para: "novos tempos, os mesmos irritantes desafios, os mesmos velhos actores"

6 comentários:

Anonymous disse...

Caro Amigo,

Esquece de enumerar a bomba fiscal, essa sim, podemos chamar de "asfixia democrática" (agora está na moda falar assim...), implantada debaixo dos nossos pobres pés; a questão do Turismo, ferida de morte em Cabo Verde; o eterno encravamento das ilhas do Fogo e da Brava; o "brok" da elevação de cabo Verde a PDM; o sistema de saúde; e podia continuar por aí a fora a enumerar...enfim, precisamos sim é de um outro rumo, um novo rumo, mais sério, mais prático, mais realista.

Verdeana

Cesar Schofield Cardoso disse...

Cada cidadão tem um sector de actividade. Eu tenho dois: as Telecomunicações e a Cultura. O primeiro está atrasado; o segundo não existe. Os dois sofrem de falta de cojones!

MRVADAZ disse...

Caro César!

Pior do que mencionaste é que parece não haver melhores alternativas em CV. Cá por mim, tanto Veiga como Zemas já deram tudo o que tinham para dar CV.

Todos estão a ser vítimas dos seus próprios venenos. Coitados de nós os cabo-verdianos que na maioria, só vemos os partidos ( só PAICV e MPD ). A UCID não está a fazer mais do que continuar eternamente com um ou dois deputados.

Precisamos de uma verdadeira revolução mental em CV, a começar por reivindicar o consumo das ilusões pardidárias nas camadas populacionais. O caso típico é acabar com a mentalidade de que a população em geral não pode participar activamente nas resoluções do governo, principalmente no que toca aqueles que afectam directamente a população.

Coisas absurdas acontecem na nossa política e continuamos a seguir as mesmas pegadas.

Anonymous disse...

Amén!

Anonymous disse...

Mas desde quando que algo que tenha ponto pt seja uma fonte séria? Por acaso ja tinha lido esse disparate. Leio tudo e é por isso que nunca falo de cor.

As minhas referências de liberalismo é John Locke, Adam Smith, Tocqueville, Montesquieu..... e aguenta nas canetas Anonimo... Filosofia Politica é da minha area de competência.

Estou farto de analfabetos atrevidos.

Liberalismo, é liberalismo, que por periodos historicos pontuais é assaltado por oportunistas de esquerda como da direita.

Sou liberal, odeio gajos petulantes de esquerda e nao gosto rigorosamente da direita.

Underdôglas

Manu Moreno disse...

A distancia entre pensamento e gesto/POLITICO e' o percurso modelar que lapida o objecto/POVO.

ManuMoreno
Kel abxom di kuraxom!!!