6.10.09

Abriaspas #1

Imagem: PCP

"O campo do Tarrafal, inaugurado em Outubro de 1936, foi inspirado nos campos de concentração nazis, que Hitler nessa altura começava a montar na Alemanha e depois estendeu, como campos de extermínio, por todos os países ocupados pelo exército nazi."

Inauguramos ontem o ABRIASPAS com um tema forte, com pano para muita manga: O campo do Tarrafal, conhecido como o campo da morte lenta. Cresci ignorando inteiramente essa realidade, como ignorava mais outros tantos aspectos da nossa história e ainda muitas mais gerações vão continuar a ignorar a história, a avaliar pelo andar da carruagem. À medida que vou ouvindo sobre o campo do Tarrafal, vendo filmes, lendo artigos e tomando conhecimento da profundidade do horror que por ali passou, vou ganhando um sentimento que aquele campo precisa ser sacralizado e, como disse um amigo meu a ver o filme do João Paradela, devíamos fazer silêncio ao pisar aquele espaço...esse espaço que um dia o Ministro da Cultura disse na televisão, por altura do altura do "Simpósio Internacional Sobre o Campo de Concentração do Tarrafal", Abril 2009, que "devíamos transformar estas casinhas em residências turísticas" (!!!)

O objecto artístico que sairá do ABRIASPAS deste mês será uma pequena homenagem ao horror que viveram os nossos povos sobre o domínio do nazismo/fascismo/colonialismo. Leiam o artigo indicado, no site do Partido Comunista Português, que é muito elucidativo, embora falte a parte dos africanos...mas isso minha gente já é trabalho nosso...em vez da casinhas turísticas.

NOTA POSITIVA: As pessoas que apareceram e ofereceram as suas visões, histórias e energia

NOTA NEGATIVA: O desinteresse inexplicável de artistas, jornalistas, estudantes, investigadores e intelectuais de uma forma geral. O trabalho que temos estado a insistir é assim tão desprovido de interesse?...Duvido.

9 comentários:

Tchale Figueira disse...

César os primeiros campos de concentração foram criados pelos ingleses na Africa do Sul antes que Hitler e Stalin tivessem tomado o exemplo.

É um facto histórico que poucos falam.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Mão à palmatória quanto à referência aos comunistas, que nesta matéria têm muito perdão a pedir a milhares de famílias. Mas ao que me interessa (Tarrafal) o artigo no site deles serve. Concentremo-nos no assunto

Pss disse...

Imagem do post um bocado perturbadora ...

hugo disse...

acho que seria simpático, por uma questão de respeito humano e intelectual, não colocarmos tudo no mesmo saco: comunistas, o "comunismo" actualmente, membros do PCP; a acção estalinista.
senão facilmente podemos criticar os milhares de cristãos que há por esse mundo fora. santa inquisição, já ouviram falar?
não faz sentido, pois não?
quanto à imparcialidade: não acredito que exista alguém que o seja.
sobre o tarrafal, infelizmente, a maioria era jovens que achavam que o comunismo era uma resposta eficaz à barbaridade do fascismo (e sei que a juventude que hoje cresceu a jogar mario karts tem dificuldade em conceber essa realidade: por um lado felizmente; por outro, perfeitamente compreensivel). cumprimentos

Anonymous disse...

Estudem a historia do comunismo. Comunismo engloba o estalinismo que é uma forma de comunismo. Comunismo é marxismo-leninismo, é maoismo, é trotskismo..

Comunismo matou mais de 100 milhoes de pessoas, inclusivé na nossa Africa Lusofona.

E' dos livros meus caros! Leram o Livro Negro do Comunismo? Está até em português. Entao leiam e sejam menos superficiais.

O nazismo foi hediondo, o fascismo também, mas globalmente o comunismo matou mais gente que todos os nazismos e colonialismos.

E' dos livros. Leiam, caramba, e sejam entao comunistas conscientes!

Até em Cabo Verde houve comunismo; O PAIGC era o partido da "vanguarda", conceito desenvolvido por Lenine que Amilcar Cabral achava que era "um espirito de luz'. Está escrito, César!

E' dos livros!Leiam!

Underdôglas

Cesar Schofield Cardoso disse...

Palavras simpáticas. Obrigado.

Na verdade, quando lamento a ausência de pessoas, lamento por minha terra que assim fica carente de pensamento.

Amílcar Tavares disse...

Um aparte: o Berlusconi também leu o "Livro Negro do Comunismo" e lá descobriu que "na China de Mao Tsé-Tung eles não comiam bebezinhos, mas os ferviam para usar como fertilizante".

Anonymous disse...

:)

Anonymous disse...

e do alto da sua sabedoria: ahhh, não o encontro. mas está lá, santa ignorância. A resposta! cá para mim deve ser mais um funcionário púbico...