15.10.09

Aos ofendidos

Acho sempre piada as pessoas, sempre bem protegidas pelo anonimato, que se ofendem com os assuntos. Ou serão as próprias pessoas visadas nas críticas, ou serão próximas, do partido ou simplesmente fãs que acham que devem proteger o seu ídolo de, vamos dizer, bocas. Vejamos.

Uma pessoa com responsabilidades públicas quer dizer que se ocupa do público, ou seja, de nós. Normalmente tem o salário pago com o nosso dinheiro e as suas acções nos implica directa ou indirectamente. As suas decisões têm consequências felizes ou infelizes para as nossas vidas. Aos Ministros, por exemplo, não se lhes critica que tenham determinadas benesses, porque realmente estão num cargo que deve ser bem remunerado, com dinheiro e outras espécies. Mas os Ministros são os responsáveis políticos de primeira linha. Tudo o que me implica, a mim e ao meu país, tenho o DIREITO e até o DEVER de criticar, como tenho a OBRIGAÇÃO de pagar impostos e cumprir com as leis do país. É assim o jogo, pelo menos nessa coisa que denominamos de DEMOCRACIA.

Continuo a achar piada: se as nossas palavras e não valem nada, então para quê se dar ao trabalho de comentar, ainda por cima com toxicidade? Se incomodam, alguma coisa de valor terão com certeza. Ou será isso tudo um deficit de cultura de debate? Já imaginaram um contra-informação em CV? Certamente desistiríamos da democracia.

2 comentários:

Pss disse...

Sim eu sei que criticar é fácil e que talvez eu seria incapaz de fazer melhor se estivesse no TCV ... ! Mas pronto ... "mandá boca" de tipos que recebem o seu salário com o que eu pago em impostos e de TAXA de Televisão parece ser um direito que eu tenho.

Cesar Schofield Cardoso disse...

E o seu autor fica enchido de satisfação ;)