23.10.09

Cidadãos Sacos de Porrada

Como explicar um povo que apanha todos os dias e não emite nem um som? Será algum trauma ligado aos nossos genes escravos? Será que a noção do protesto nos foi completamente apagada pelo fascismo? Será que os anos de partido único e os anos de abertura velada reforçaram a interdição de falar? Será que estamos a perpetuar um sentimento de que o protesto, ou melhor, o exigir ao Estado o que nos é de direito é um acto de perturbação?

Já vamos em anos seguidos com problemas sérios de electricidade e os dirigentes sentem-se ofendidos se dizemos que são incompetentes? Bato com o carro todo o santo dia num buraco na estrada e ainda sou multado por não pagar o imposto de circulação? Paga dezenas de contos todos os meses em impostos e isso não me dá o direito de exigir serviço? No restaurante somos mal servido, as lojas vendem produtos deteriorados, o serviços públicos funcionam como lhes dão na gana, não há serviços públicos de lazer, somos roubados, somos violentados, homens adultos tiram a pila de fora e fazem xixi na rua em frente à minha criança…

Que porra de cidadania é essa cidadãos? Desta vez não me dirijo aos políticos; desta vez dirijo-me a ti, cidadão.

8 comentários:

Edson Medina disse...

Vá lá que sempre é bom mudar de foco...e de facto esses cidadões bem que merecem uma de vez em qdo!

Anonymous disse...

"Tudo" é-se obrigado a tolerar em função do silêncio estomacal.É pena, mas é imperativo para a subsistência familiar. No entanto, os atropelos à ethiké social generalizada neste arquipélago habitado merece o nosso repúdio.

Pss disse...

Quer dizer : eu agora é que vou ter que ouvir "desaforos" do César porque ele não tem eletricidade ??? Portanto além de sofrermos às mãos dos políticos César vai desancar-nos porque nós não criticamos essses mesmos políticos por não estarem a fazer o seu trabalho.

Cesar Schofield Cardoso disse...

É isso mesmo PSS! Precisamos saber que nós (sociedade civil) somos a maior discontra. Agora, é assim: são aqueles que são. Mas regra geral, somos mosquinha morta, saco de porrada, bacãs, bunda mole, lentos, apáticos...etc, etc.etc

Pss disse...

Concordo ! Mas como combater isso ? Eu tenho feito essa questão mas não tenho resposta. Eu não me excluo das moscas mortas ! As vezes dou por mim a fechar os olhos cobardemente (ou talvez comodamente só pelo facilitismo) quando vejo os meus direitos negados. Se calhar uma educaçao diferente desde de primária ?

Cesar Schofield Cardoso disse...

Continuar a bater na testa dos testas de ferro já não é mau.

D. disse...

Cidadões?????!?!??!?!
hahahahah
Mas é verdade, e como até está na moda o probeleminha genético, deve ser isso sim.
Realmente a falta de electricidade já um problema de há muito tempo e ninguém toma umaa atitude mais drásticaaaaa!!
Até os nossos conterrâneos de Soncent brincam com a situação da praia sem luz...

Realmente uma mudança de opinião mental torna-se necessária!

jacy disse...

Antes de mais parabéns pelo teu Blog e pela ousadia e coragem nas verdades ditas e no incentivo de querer mudar algo através de criticas e sugestões. Realmente o povo Caboverdeano está-se a tornar num povo "discontra" e "relax" perante a exigência de factos que simplesmente são os seus direitos. Preocupam-se com festivais e tudo demais relacionado com "paródia" e que n trás qualquer beneficio a não ser "sabura di corpo" e não se preocupam em exigir do seu governo uma cidade com luz e água o bem essencial e básico para todos. Não se preocupam em ter uma cidade limpa e verde, com parques e outras estruturas de laser, acabar com a onde de violência, apoiar as pequenas e médias empresas, os jovens licenciados, melhores professores e escolas, acabar com o monopólio de empresas de transporte que cobram balúrdios a todos que querem visitar Cabo Verde, de empresas de telecomunicações que rouba diplomaticamente os seus clientes com tarifas telefónicas aberradoras, de hospitais que atendem mal os seus utentes com lista de espera longa, maus diagnósticos, negligências, preços exorbitantes de consultas e medicamentos, rigor na lei da migração e permanência de estrangeiros no país. Combate ás máfias e organizações criminosas. Condenar governantes que simplesmente fazem passeatas ao estrangeiro (e pagam uma fortuna em viagens) e não aplicam nada de concreto ao país. A lista é longa e por aqui fico. Apesar de não viver em Cabo Verde, fico abismada com a passividade do povo em não exigir o que eles pagam através de impostos e se achar que o melhor é aceitar o que sabem estar mal porque é o que se pode fazer. Eu acredito que se pode fazer muito mais e melhor e penso que o povo Caboverdeano sabe que também merece mais e melhor. Exige!