26.10.09

Índice de Desigualdade

Ora pois. Cabo Verde cresceu. Temos ao longo da nossa brevíssima história, enquanto país soberano e independente, um ritmo de crescimento económico verdadeiramente surpreendente. O que é notado e elogiado a nível internacional, para gáudio de todos, pois claro. Mas também temos sentido que, à medida que crescemos economicamente, aumentamos o fosso social. Entre os países com língua portuguesa, os Luso-G8 (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S.Tomé e Príncipe, Timor) partilhamos o pódio da desigualdade com Angola e Brasil, que todos sabem tratar-se de países altamente desiguais, em 3º lugar, com mais de 50 pontos do Índice de Desigualdade. Ou seja somos mais desiguais que iguais. Grande motivo de orgulho!

Em termos rascas, alguns andam a meter a mão no bolso de outros. Ou, alguns andam a distribuir a renda só pelas suas aldeias.

Fonte: A Semana online, aqui

4 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Meu caro esta notícia peca pelo atraso. Desde os censos de 2000 que se sabe isso. O índice de gini (que é o índice que mede estas coisas) era na altura de 0.51, sabendo que a coisa vai de 0 a 1. Na altura, por ilhas, São Vicente era o que apresentava maior índice de desigualdade, chegando a ultrapassar a média nacional, seguido de Santiago. Imagina agora como vai ser quando os resultados dos censos 2010 saírem.

Pss disse...

Eu quando entrei no Blog passando a vista rapidamente e de forma distraída para o título do post li "início de desigualdade". Sim ainda só estamos no início da VALA que se está a cavar entre os que mais tem e os que cada vez vão tendo menos.
Quanto ao comentarista que disse que S.Vicente liderava a desigualidade eu não estranho isso. Afinal como já cantou Cesária "S.Vicente é um brasilinnnn ... cheio de ligria cheio de dor ..."
Porém essa questão de S.Vicente compreende-se se também tivermos em conta que há aproximadamente 30% de desempregados em S.vicente (Se for em tempo de Carnaval ou Festival a taxa desce para 26 a 28).

Pss disse...

HAHAHAHAHAHAHAHA ! (César desculpa lá mas não é possivel não dar essa gargalhada ao Anónimo). S.Vicente está como está é por causa de pessoas como você que eu chamo de Impulsionadores da CSPC ! O que é CSPC ? Cultura de Sab pa Cagá ! Mas obrigadinho pelo convite a sério ... quem sabe algum dia vou lá passar um carnaval e pode ser que até estejas lá para me ilucidar sobre pois a minha capacidade de compreensão é de facto baixinho para entender Carnavais e Festivais ... e outras tretas que tais

MRVADAZ disse...

Asemana perdeu a frete, vi esta notícia no dia 20 passado no jornal da noite de SIC.