14.10.09

Medidas Make-Up

(imagem a partir de notícia in A Semana, 9/10/2009)

Cabo Verde precisa de 80.368 novas casas para garantir “Casa Para Todos”. O Governo vai construir 8.650 até 2013. Neste caso faz sentido uma ligeira mudança no nome do programa para “Casa Para Um Décimo de Todos”. Se acontecer (que fique claro que não auguro isso) que este Governo perca as eleições em 2011, ou seja, a faltar 2 anos para 2013, então o programa será “Casa Para Um X (menos que 10%) de Todos”. Espera! O Governo vai construir casas?

A coisa é assim: o Governo de PT, nosso amigo de peito, vai emprestar ao Governo CV cerca de 200 milhões de EUR, equivalente a 22 bilhões de CVE...Isso é metade do actual orçamento do Estado CV! Muita massa. Depois, com os Bancos e as Construtoras locais, que são todas de capital PT, o Governo arranja as suas famosas adjudicações sem concurso para a construção dessas casinhas. Num lance verdadeiramente de glamour, os Governos de PT e CV agitam um pouco as suas economias, para além de ficar bem na fotografia, mas o resultado real dessa maquilhagem toda é a resolução de 1/10 de um problema gigantesco, enquanto que, estruturalmente, tudo continua igual: graves desequilíbrios no ordenamento do território; especulação imobiliária criminosa; acesso ao crédito proibitivo para a maioria da população; legislação de far-west; concorrência desleal entre as construtoras; falta de estímulo à indústria local de materiais de construção o que leva à importação de tudo, de pregos a vigas;…enfim.

O Governo não construi casas; o Governo regula o sector. Se já repararam, o maior problema à habitação neste país não é a pobreza, porque a maioria das construções clandestinas é feita de ferro e cimento e muitas vezes são prédios! O problema é de um sector selvagem, onde, para o interesse dos negócios, não se mexe, maquilha-se.

5 comentários:

Anonymous disse...

Para mim o governo construiria 0%.
Até quando vamos para de bater no governo e chamar as pessoas para assumirem as suas responsabilidades. Entendo que alguns (10% ?) podem não ter condições para construir casa própia. Temos de parar com este pensamento "comunista" e passar a exigir mais das pessoas. Afinal quem desenvolve um país não é o governo, mas sim as pessoas.Ok, quando falei dos 0% estava a exagerar.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Confesso que não percebi o seu raciocínio...Quer explicar mais?

Anonymous disse...

Confesso que não percebi a sua dúvida. Quer esclarecer?

Pss disse...

O Governo vai construir casas? tudo indica que sim !
E onde fica nessa estória a empresa do estado criado e inicialmente designado de Instituto de Fomento á Habitação (IFH) que virou IFH, S.A ?
Essa frases bombástica soam bem não é ? Quando era criança (talvez por isso mesmo) essas coisas pareciam mais realistas ou se calhar eu nem ligava a essas tretas. Cresci a ouvir por exemplo "Saúde para todos no ano 2000". Ano 2000 chegou passou e toda a gente esqueçou essa de saúde e viramos para outras coisas. Mas o estranho é que agora dizem simplesmente Casa para todos. Já nem se acrescenta no ano tal.

Lena disse...

Deixa fazer contas: somos meio milhão (arredondemos para cima), agregados familiares de 3 pessoas (esquecendo que mais de 40% da população tem menos de 18 anos porque se trata de pormenor) o que daria 166 000 casas. Se 80 000 precisam de casa isso quer dizer que metade dos agregados familiares (de 3 porque temos poucos filho)não tem casa! É isso?
Estranho...