13.10.09

O testa de ferro

(Imagem a partir de notícia in A Semana, 9/10/2009)

Antão Fortes, o Presidente da Comissão Executiva da Electra, é o testa-de-ferro ideal. Batem-lhe todos os dias, seja dos utentes pobres, desgraçados e torturados por uma falta de electricidade atroz, seja das empresas, que segundo este gestor tem mais é que comprar os seus geradores em vez de estarem a distribuir dividendos, seja dos fornecedores que em justa causa querem ver a cor do dinheiro, seja dos credores…o homem apanha de toda a parte. Ainda tem que aguentar os seus próprios técnicos corruptos que fazem ligações clandestinas e vendem material da empresa, eles próprios. Ainda tem que aguentar com o facto de ter o pior atendimento público do país. Numa palavra, provavelmente, a pior grande empresa do país. Mas o homem nada pode fazer, nem para remodelar a organização, nem para colmatar os graves problemas de tesouraria e nem pode sonhar com os avultados investimentos necessários, porque tais montas estão ao nível do investimento público, que tarda e nem promete.

Electra é a materialização do fracasso energético do país. É também o exemplo vivo de falência de empresa pública (como os TACV). Antão Fortes está no meio de uma sucata, sem dinheiro, atacado por todos os lados e sem uma mãozinha do Governo. Impávido e sereno, faz a gestão do stress, blindando na perfeição o Governo, o verdadeiro fracassado nesta estória de Energia. Fico a pensar: o que motiva um gestor que sabe que nunca vai poder melhorar a sua empresa? Ponho a pergunta de outro ângulo: o que motiva um gestor que sabe que a sua vida, enquanto estiver nessa empresa, será só apanhar?...Não é testa-de-ferro; é soldadinho de ferro.

4 comentários:

Et disse...

Boa é a Imagem!
Como salário deve ser compatível à carga de "porrada" que vai recebendo nunca "porará" à disposição esse cargo de GESTOR de nomeação POLITICA... Ou pagaremos a sua demissão?

Anonymous disse...

muito falam vocês sem saber! é um destilar de fel incrível. mas enquanto os cães ladram a caravana passa. gostaria que tivessem a mesma garra a elogiar como têm no "bota-abaixo".

Cesar Schofield Cardoso disse...

Não é preciso botar-abaixo. Já está no nível mais baixo. A gente sofre Anónimo. Tu não? Ou és o próprio testa-de-ferro?

Amílcar Tavares disse...

Isso aí é para privatizar, já. Mas talvez a questão será: quem tem coragem para pegar naquilo?