29.10.09

Soldadinhos

Os partidos têm soldadinhos. Do MPD é só vê-los por aí, frenéticos, repetindo discursos automáticos: o Governo está esgotado, o Governo está esgotado. É uma técnica bem conhecida: de tanto repetir uma frase, com fundamento ou sem fundamento, acaba por criar uma impressão. Tão aí: ora distribuindo convites para o lançamento do livro de Carlos Veiga, irritantemente publicitado na última edição do Expresso das Ilhas; ora travando uma batalha verbal com algum interlocutor; ora analisando entre eles os estragos que terá causado ao partido o último desaire radiofónico de João Dono. Eles são os soldadinhos. Têm blogs, publicam artigos nos jornais, vão à rádio e à televisão. Eles são jovens aspirantes a poder. Em princípio nada repugnável por aí, não fosse um determinado discurso desprovido de interesse real.

Mas, um momento, onde andam os soldadinhos do PAICV? Ah pois! Esses andam ocupados a ocupar os ramos do poder. Querem lá saber de sujar a figura embatendo-se com soldadinhos da Oposição. O chefe deles, o soldado Nuías Silva, mostra como se faz: é gestor da Casa do Cidadão (por si só um cargo do caraças!), é Administrador Não-Executivo (essa versão crioula de Job For The Boys) de 2 empresas públicas, é presidente da Assembleia Municipal de São Filipe, tem uma empresa própria e sabe lá mais o quê. Um pouco de moralização, por favor! A seguir a esse belo exemplo de serviços abnegados à pátria, há outros que estão distribuídos por aí, cada um numa teta estatal, e ainda há os que, estando os papás na mó de cima, dormem tranquilos.

Soldadinhos da mó de cima, vão dormindo na sombra do Palácio, que os da mó de baixo andam a urdir uma boa teia. Enquanto ustedes da Situação saem do gabinete climatizado, entram no carro climatizado e em seguida entram nas casas climatizadas, os da Oposição estão aí, na calçada da rua, que é onde bate o coração do povo.

8 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

N curti es post li pá...

djoyamado disse...

Avé César!
Não resisto a dizer que fizeste uma análise, terra a terra, bastante interessante e que constitui um convite à reflexão.

Como diria Dalai Lima, tudo está na natureza da motivação.

djoyamado disse...

oops, Olha a Gralha..., Dalai Lama, assim é que é

Cesar Schofield Cardoso disse...

Dalai Lima, parece um primo de Dalai Lama que vive em Cabo Verde, ahahahah

Pois é Djoy, o sistema é um tipo cheio de defeitos. Se uma pessoa não reclamar ele vai se corrompendo até atingir o estado de vergonha. Sou amigo de muitos soldadinhos, de tomar uma cerveja juntos e de ter uma boa conversar. Talvez nem se apercebam da embrulhada que se metem, aceitando o sistema como está. Ou percebem-se, e como ninguém reclama, vão forçando a barra, como dizem os brasileiros.

Cesar Schofield Cardoso disse...

da caps, é esquecimento ou, no bom badio, DA PA DODU?

Pss disse...

Gostei César !! O teu post soldadinhos parece a sinopse de um filme.

O comentário do Hermano está também demais.

Da próxima vez que passar pela Cidade da Praia já está na minha agenda: 1 dia para ouvir a explicação do que ele queria dizer com isso "Quando, juntamente com o telhado, as quatro paredes também em vidro se transformaram e a transparência não mais é da frontalidade e legalidade mas sim, pelo contrário ..."

da caps disse...

Olá César,
Se a pergunta refere-se à fábula, eu cá acho que depois de adultos pensamos que nos tornamos mais espertos e muitas coisas simples (as tais fábulas) deixam de fazer sentido.

Anonymous disse...

Estas de parabéns General Cesar! Acho que tens muito jeito para a escrita e até penso que devias pensar em escrever um livro, mesmo que ele não seja irritantemente publicitado no Expresso das Ilhas. Acho mesmo que tens que escrever um livro, vai ajudar este País a se tornar mais maduro e mais critico.