3.11.09

Estado de Calamidade

Morreu a minha vizinha, minha amiga, colega do liceu. É Dengue, dizem. Mas não se confirma e, evidente, convém não levantar pânicos. A confirmar será menos um ponto para o Governo. Se não se confirmar será menos um ponto para a Oposição. São estatísticas, nada mais do que isso. É grave a situação? Vão me dizer que não, estatisticamente. A situação está sobre controle? NÃO. As medidas são enérgicas? Diria que sim, tendo em vista os sinceros esforços das autoridades nas suas acções paliativas.

Mas morreu a minha amiga e sinto-me extremamente grave. Estou destroçado e nem sei a quem acusar, se Deus ou Diabo. Ou Homens. Como podemos ter tanto mosquito em terra árida? Perguntou uma pessoa. Pois, quem ouve isso pode pensar que temos pântanos. Não, não temos. Temos é lixo, esgotos, água estagnada, obras abandonadas e um carnaval de outras porcarias. E temos a incúria, o desleixo e o descaso, doenças graves.

Não liguem à porra da estatística, minha gente. Vamos parar. Temos uma situação de calamidade em mãos. Os hospitais estão lotados, fazem-se filas nas farmácias por remédios e repelente. Até bares vendem repelente, não seria já famoso o ditado que diz que, toda a crise tem oportunidades. Vamos parar e encarar a situação sem piadas parvas. Médicos, enfermeiros, sei que estão em apuros, mas voluntarizem-se. Políticos, parem com as vossas cantigas; saiam à rua, como quando choram por votos e sensibilizem o vosso eleitorado para o perigo que temos em frente.

Neusa, meu coração, meus olhos, meu suor, chorou por ti hoje. E pelo menino pequeno que fica sem ti. Este espaço está de luto e talvez fique permanentemente. Porque estamos todos a morrer um pouco, em dignidade.

9 comentários:

Marco António disse...

Esta notícia me pegou de surpresa e a tristeza me invadiu. Estou preocupado com a situação.
Ajam, informem e não parem Schofield... Se as autoridades não estão a agir, agimos NÓS cidadãos.
Estamos de luto... a galera do BEATO está de luto
Um abraço
Maky

HF disse...

Também fiquei transtornado com a morte da ex-colega da Uminho. tive o prazer e o privilégio de com ela privar bons momentos em BRAGA.
Quando acontece tragédias do tipo é que damos conta de quão pequenos e frágeis seres que somos.
Urge combater com seriedade esta epidemia e não estar com paninhos quentes com medo de alarmar as pessoas.
É preciso actuar, começemos neste momento, neste instante.

Anonymous disse...

... infelizmente, nôs temos ha mania de nem por trancas nas portas, depois de arrombadas e levar tudo na descontra que passara ... dos politicos nem se fala porque querem o voto e depois lavam as maos e deixam agua estagnar...

aproveito para deixar os meus sentidos pesames à familia

Hiena

Linda disse...

Meus sentimentos à família. Linda.

CE disse...

Neusa era minha "vizinha de porta"...A noticia chegou que nem uma bomba.
Estou muito preocupada e triste com a situaçao.
Queria mesmo poder ajudar a diminuir os focos de mosquitos, a esclarecer alguma coisa aos menos informados,estar no terreno, sei la, fazer alguma coisa, mas sinto-me de maos atadas, pois estou fora do país.
Pessoal, por favor, nao esperem pelos dirigentes, mãos à obra, façam de tudo pra pelo menos diminuir os focos de mosquitos, e previnam-se.
Pelo que eu li ja sao 6 mil casos supeitos de dengue, o que da a enterder que os testes laboratoriais devem estar em falta em CV.Triste!
É hora de esquecer a cor política e combater contra esta epidemia.
Abraços.

Caboverdiano disse...

Olá César! Sinto muito pelo que aconteceu a tua vizinha. Queria só te deixar um abraço. Força! Minhas condolências a família desta senhora, Neusa.

JB disse...

César, escrevi que a luta contra esta doença é uma questão civilizacional. E é mesmo. Mas são homens como tu que ainda nos dão esperança. Essa morte, e as outras que já aconteceram, não podem, não devem, abater os que cá ficam. Vamos à luta. E nesta luta, o Bianda tem o seu espaço e a sua voz. Fundamental que continue.

Um abraço e sentidas condolências à família.

batchart disse...

Neusa bai dum forma tão abrupta, e el txa sdd, txeu sdd.Ela fui nha kolega de traboi, e nunka 1 tive 1 kolega tão alegre e expontanea moda ela, se energia era kontagiant. inda 1 tita sinti txer de insenço ta kemá na se sala, inda 1 tita uvi se gargalhada... 1 sabé k deus reserval 1 lugar na se lod, por is bai bai em paz Neusa...

Anonymous disse...

vamos todo lutar contra essa pandemia, e não esperar pelos nossos governos.