2.11.09

O Cidadão Bosta

Carlos Veiga é o mais novo futuro inimigo da Cultura neste país. Li o seu discurso de encerramento da IX Convenção do MPD e, rigorosamente, a palavra "Cultura" não foi pronunciada uma única vez, nem que seja para significar outras coisas que não a própria Cultura em si, tais como: "cultura empresarial", "cultura de inovação"...NADA. Zero. O candidato a chefe de Governo deste país têm ideias (sem demonstrar como as vai realizar) de tudo - economia, segurança, justiça, saúde, educação - mas sobre a Cultura, nada. Ou ainda ninguém percebeu que a Cultura tem a ver com o Ensino, com a História, com a Investigação, com o Património, com a Arte, com as Manifestações, etc., ou então estamos mesmo mal de "pensadores".

Mas a culpa dessa situação toda são os homens e mulheres da nossa intelectualidade de bosta, que não honram os seus canudos, os seus percursos, os seus prémios e os seus privilégios. É de contar nos dedos de uma só mão, as grandes figuras deste país que levantam a voz contra a estupidez de ideias que por esses dias se vive. Todos, de professores universitários, a sociólogos, antropólogos, politólogos, economistas, juristas, artistas, escritores, filósofos...está absolutamente todo o mundo subjugado ao poder do discurso político-partidário. Não importa o que os políticos tirem da boca. Reacção, consistente, argumentada, sustentada, ZERO.

Neste país, quem vai passar à História são os políticos, por força da formalidade da história, e mais um ou outro, que teve a coragem de ter vida própria.

2 comentários:

Et disse...

- Veiga!
Quem não se sente tocado com este título ki bonba li " O Cidadão Bosta". Eu não faço parte de nenhuma das facções que pensam pela Kabesa di otus"... O silêncio de uns deve estar simplesmente subjugadu ao ditadu popular kriolu:"Kenha ki ka ten kuspin ka ta muga kamoka"... Lutar contra "os Poderes" ninguém pode!Mas nós podemos mudar as moscas.

Pss disse...

Cidadão bosta? Esta é forte! Mas pronto... como dizia o outro "who the cap fit ... " Será que estamos TODOS subjugados ao poder político-partidário ou há uma minoria que tem acesso (ou pensa vir a ter) aos Medias/Tachos/Jobs e esses sim são os Cidadão Bosta! Estes que do alto das suas cátedras discutem somente o ciclo menstrual das formigas.
Claro que entrar nesse “iner circle” formado por Cidadãos de Bosta não é fácil. Pois há uma máquina enorme que vai desde da TCV até certos Blogs que é feito exactamente PARA MANTER O STATUO QUO da bosta. E qualquer um que ousa dizer que está a cheirar mal da bosta desses cidadãos é crucificado é ostracizado.