9.11.09

Segunda, Retoma II

Vamos à mobilização. Sim senhor, um primor ver gente chique, menos chique, nada chique, todos trajados de camponeses, de pá, enxada e vassoura na mão, limpando a empena das suas casas e arredores. Não tão bonito foi ver árvores cortadas!...Cortou-me o coração.

Aliás, por falar em árvores, em CV não é nem crime legal, nem delito moral, deitar abaixo as árvores. Uma árvore vai pró chão com a maior das facilidades, sem que ninguém sinta uma ponta de tremor de indignidade. Isto numa terra em que, sendo seca, uma árvore crescendo e mantendo-se viva, simboliza uma vitória. E num ápice vai abaixo! Tremenda estupidez e prova que as operações não estiveram sempre bem coordenadas no terreno.

Ainda há tempos, para as obras de asfaltagem de algumas vias da Praia, obras polémicas, porque bonitas mas não necessariamente inteligentes ou responsáveis, como vieram a provar as chuvas, mas dizia, por altura dessas obras, deitaram-se abaixo dezenas de árvores. Adivinhem para quê? Para permitir a operação das máquinas!...Um acto de bradar ou de enfiar na cadeia quem permitiu.

O que é bom para a literatura é que este povo não pára de fornecer situações parvas, cómicas, estúpidas e caricatas. Escrevam, que terão inspiração todos os dias.

3 comentários:

Helena Fontes disse...

Só um esclarecimento. O corte de árvores nesta época do ano é uma medida preventiva para a segurança dos crioulos. Nesta altura é que surgem as tempestades ou a sua formação aqui perto da nossa região e lá seguem para o continente americano. Em Portugal na altura do outono as edilidades municipais fazem o mesmo pelos mesmos propósitos.

Mas que não deixa de ser um crime em Cabo Verde lá isso não deixa de ser, mas aqui há que pesar os interesses públicos em causa

Continuação

Helena Fontes

Benvindo Chantre Neves disse...

Na Terra Branca vi árvores cortadas pela base do tronco e "regadas" com coltara para não ressucitarem!Triste de se ver!
Será que não bastaria podá-las?
Em conversa com um técnico do Ministério do Ambiente,pude ver a sua indignação. Disse-me que o corte das árvores só devia ser autorizado pelo Ministério e nunca pela Câmara Municipal. E duvido se o derrube de muitas dessas árvores obedeceram a uma autorização prévia de quem quer que fosse.

Pss disse...

"Em Portugal na altura do outono as edilidades municipais fazem o mesmo pelos mesmos propósitos."
Interessante. Mais de 30 anos depois de independência continua o raciocício "se o branco faz quem somos nós para dizer que não está certo"

Podemos até constestar, dizer que é mal, que é crime, mas se se faz em Portugal então tá. Ah faz-se na Metróple então tá ! (Essa última frase tem que ser dita com FORTE sotaque alfacinha para ganhar mais peso !)