9.12.09

Quarta-Parede

O post da segunda, que tem a ver com machões que cumprem a sua macheza batendo nas mulheres, precisa de algumas correcções e observações. A primeira observação é que, definitivamente, o tema da Violência Baseada no Género (VBG) é uma lata de porcaria que ninguém quer destapar, daí que o trabalho da ICIEG e campanhas como o Laço Branco sejam tão importantes, para que ao menos se fale no assunto. Da fala até a acções concretas, digo, legislação e isso tudo, vai um bom caminho ainda, porque o tema não é trivial, pelo contrário, está inscrito na nossa convivência social, como estão outras coisas “normais”.

Voltando ao post, ele contêm imprecisões, porque ao que parece os tais vilões identificados em conversa informal, continuam vilões, mas não são da iniciativa do Laço Branco. Ora daí ter causado uma certa polémica, que também ela é interessante: é justo pensar em expulsar reconhecidos agressores, ou pelo contrário, faz ainda mais sentido tê-los na iniciativa, como forma de auto-redenção, como alguém já sugeriu? É justo exigir comprovativos de não-agressão a quem queira se ingressar na iniciativa, ou o objectivo é precisamente ter todos, agressores e não-agressores.

O post teve a imprecisão acima indicada, mas serviu para libertar certas ideias, precisamente porque foi escrita como se de Radar se tratasse, como alguém notou-me. Ficamos a saber, por exemplo, que há pessoas que acham que essas iniciativas são meros “show off”. Serão mesmo ou terão um real interesse social? Enfim, penso que qualquer debate sobre o tema, mesmo com imprecisões, é melhor que debate nenhum, até para banalizar o debate sobre o tema. A impressão que fiquei é que estão todos muito sensíveis quando se aborda a questão. Comments?

8 comentários:

Ivan Santos disse...

o objectivo é envolver, sensibilizar, mobilizar TODOS E TODAS!!!

Vera disse...

Oh César
Fiz chegar a quem de direito a informação sobre uma das caras da campanha que como afirmei, é um agressor.
Como eu disse temos que ser coerentes nas nossas posições. Eu não posso por exemplo educar minha filha dizendo para não ser agressiva, sendo que no dia a dia sou agressiva.
Se é um acto de redenção(para aqueles casos em que agressores fazem parte deste Laço Branco), que seja mesmo e que se passe para a prática da cultura da paz e da procura do entendimento sem ser necessário o recurso à violencia.

Abraços

Anonymous disse...

A Vera fez chegar a alguem de direito!!!
Quem?
Ao ICIEG?À própria Rede Laço Branco?À Policia!?Ao PR?Ao Tribunal?Ao Vaticano?a quem...!??

Cesar Schofield Cardoso disse...

E o meu post fofocas e espuculativo está a servir para revelar (não que não sabíamos) que adoramos discutir a periferia da coisa e não A COISA. Agora este vai achar que eu sou mais assim, o outro vai achar que a Vera é mais assado e a discussão vai passando ao lado. Voltem ao tema, esqueçam se amam ou odeiam este e aquele. Que mania essa crioula!

Edson Silva disse...

upss! ao que parece, aqui o clubista es tu! "meu espaço..." ha ha ha!

é exactamente!!! mentiste!
Da minha parte não ha nenhum interesse em antagonizar! não sou dado a esse tipo de "coisas", leviandades dizes tu?!?!?!!!! ja reparaste que o teu post levantou suspeita wm relação a uma outra frente de combate??

Por ultimo, voltaremos a debater este assunto (o que chamas de periferia da coisa), não aqui, mas pessoalmente talvez (não sou dado a "strilhos" publicos.

Alex Reis disse...

Mas para isso tudo precisamos de estudar um pouco mais o tema, a abordagem. Precisamos de nos formar e conhecer as nossas próprias limitações e os nossos preconceitos. Quem estiver interessado em saber se isto é a sério, aproxime-se um pouco. O primeiro convite está feito, outros irão ser feitos. Dependerá de vocês manterem-se desconfiados ou aderirem a uma causa que exige um trabalho pessoal, connosco próprios, antes de sermos capazes de "botar discurso" e sermos ouvidos realmente.

Anonymous disse...

O Schofield está um bocado Histérica !!!!! É falta de homem é ? Pois começas a meter com isso de VBG e depois não te queixes [Schofield é a gaja que há dentro do César e que nos últimos tempos que sido a dominante]

Cesar Schofield Cardoso disse...

Tão a gostar? É fixe ter onde meter-se com as pessoas sem ser visto ahn? Lembra-me meus tempos de criança em que atirávamos coisas às pessoas do terraço, escondidos. Aquilo dava um prazer incrível, aquela estupidez. Devem estar a gostar pois.

Divirtam-se! Eu deixo.