16.12.09

Quarta-Parede

Isso de Carlos Veiga pretender recandidatar-se a Chefe de Governo deste país, tem um quê de controverso. O grande busílis para ele é encontrar um discurso de Oposição que não lhe faça parecer um grande cara-de-pau. Carlos Veiga, para o bem e para o mal, tem inexoravelmente uma tremenda responsabilidade neste país, como tem e terá sempre José Maria Neves. Esses homens tomam decisões que nos mudam definitivamente e quem tem o poder de mexer com a vida dos outros, deve saber que quando abre a boca deve, se não assertar, assegurar-se que não atira qualquer coisa cá pra fora.

Não Dr.Carlos Veiga, Cabo Verde não ganhou um segundo pacote MCA por mérito da "fiscalização" do MPD, até porque este partido conseguiu uma coisa inédita no passado que foi desacreditar o país face à Comunidade Internacional. Tenho a certeza que não se esqueceu por isso não nos faça de trouxa, e nem se faça de cara-de-pau. A César o que é de César. Temos só que parabenizar o governo do PAICV por esta vitória, não querendo dizer que a sua ficha ficou limpa. Este Governo, também, vai tendo grandes responsabilidades em muitos males que padecemos e isso também não esqueço. Política precisa de elevação e isso começa por grandes líderes. Desejamos uma boa Oposição que será naturalmente a alternativa em 2011, mas esta Oposição precisa de se encontrar rapidamente. Até agora tem sido um discurso corrosivo, não colaborativo, nada inovador, completamente esvaziada de visão e sempre, sempre, sempre no encalço do Governo, em vez de se posicionar em frente, num plano novo, que nos dê novas perspectivas também.

Esperava mais, juro!

5 comentários:

Anonymous disse...

Sim senhor é a sua opinião está muito bem dada. Mas como blogeiro atento não deixo de estranhar que não tenha ouvido e lido o que Carlos Veiga disse a proposito da triste polemica TACV/ASA (verifica nos sites internacionais os estragos que fez a imagem do País). Outra coisa, certamente, o amigo blogeiro é também contribuinte do INPS. O que acha do seu dinheiro aplicado na ELECTRA. Sim a ELECTRA que voce tanto critica no seu blog, onde até já chamou o PCA da Empresa Testa de não sei quê... Vá boa inspiração, fico a espera. Juro estava espera de saber a sua opinião e fico agora mais curioso.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ilustre, o meu (o nosso) dinheiro já está muito mal aplicado na Electra: as nossas contribuições pagam um bando de larápios e temos serviço zero. Se me perguntar se concordo com o INPS a participar na Electra, dir-lhe-ei que fica igual, exactamente igual: é dinheiro público por dinheiro público. A questão é: qual será o destino para mais essa injecção financeira? Para equilibrar a tesouraria ou para implementar alguma mudança estrutural? Ou seja, a questão não é simplesmente concordo/não concordo; temos de discutir opções e é isso que espero da Oposição: que discuta opções. OK, a Oposição não concorda, mas concorda com o quê?

O episódio TACV/ASA foi triste porquê? Quando é que foi triste uma empresa exigir à outra que cumpra com os seus compromissos? Onde está a política aqui? Outra questão é: a TACV (isoladamente) é uma vergonha pública. Outro caso do meu (nosso) dinheiro muito, MAS MUITO, mal aplicado.

Ilustre Anónimo, não leves a conversa no sentido que estou a puxar a brasa para uma das sardinhas. Ficou claro que, como caboverdiano, senti-me ofendido com a situação que Carlos Veiga conseguiu levar o país, aí pela altura de 97-98, inclusive abandonando o Governo, entregando-o (não sei com que legitimidade) a Gualberto do Rosário, porque o senhor quis ser Presidente da República. Vivi em cheio esse momento de desarticulação total do Estado.

Todos nós temos as nossas preferências políticas, mas factos são factos e digo-lhe de boca cheia, não perdoo este Governo actual por uma data de coisas, entre as quais, as que mais me tocam, o desrespeito absoluto pelo Ambiente e pela Cultura.Sem contar com uma data de Ministros fantasmas e um exército de Directores, que tem como única qualidade serem da Situação.

Mantenhamos a discussão a esse nível que tá bom

Renato Frederico disse...

César e todos,

Felicito-vos pelo debate de temas que me interessam e que interessam a outros cabo-verdianos que, infelizmente, não têm acesso a esta caixa mágica.

Relativamente à injecção do INPS na ELECTRA com nosso dinheiro, deve-se questionar a mais-valia que esse investimento traz para o bem dos contribuintes, a saber:

- A Electra deixará de nos brindar com cortes desprogramados?

- A Electra criará um sistema de fiscalização eficaz de seus PT's e condutas de água, já velhos?

- A Electra passará em cada bairro para resolver definitivamente o problema de roubo de energia?

- O INPS melhorará o sistema de atendimento nos balcões, reduzindo o tempo de espera, pelo menos com a criação de mais balcões?

O INPS dará melhores regalias aos seus contribuintes, nomeadamente a comparticipação na aquisição de medicamentos, próteses, consultas suplementares, "aquisição de sangue em regime de urgência" etc?

O INPS dispensará melhor atenção aos evacuados e candidatos a evacuação?

Relativamente aos nossos Governos e governantes (Governos de Cabo Verde) todos merecem meu respeito mas concordo com os que criticam alguns ministros e serviços. Um pequeno exemplo: Qual é/foi opinião do Ministério do Desporto ou da DG Desportos sobre o salário em atraso do ex(?) seleccionador nacional João de Deus?
Eu até dou razão ao Dr. Gualberto do Rosário nas suas explicações. A Selecção é de todos nós e ele, apenas, parte do processo.

Fui longo.?. peço desculpas pelo abuso.
Renato Frederico

Cesar Schofield Cardoso disse...

Não foi longo. Foi uma boa contribuição ao debate.

Efectivamente, tal como a injecção de (quantos?) 300 mil contos na TACV há pouco tempo atrás, a questão é: o que vai mudar?

Sal Pimenta disse...

Olá amigos,

Parece-me que o cerne desta questão é: o que vai mudar na Electra (e em Cabo Verde) após a tal "injecção" (que eu prefiro chamar de investimento).

Espera-se obviamente que, pressupondo esta área muito rentável, a entrada deste novo accionista traga o rigor de gestão que lhe é reconhecido e materialização acertada da politica de exploração dos recursos energéticos, já que é disso que se trata, no fundo.

Parece-me legítimo que uma das empresas mais poderosas financeiramente de CV tambem invista nas nossas áreas mais estrategicas (energia, comunicações e financeira), se com isso tentar mudar os maus hábitos de gestão que encontrar pelo caminho. Mesmo sendo a que gere minha reforma.

Ou preferem de novo uma EDP da vida? Sim, porque ficar como está não pode.

Ou talvez as pessoas achem que a área das Energias não seja rentável em CV?

Abraços.