22.12.09

Terças

Pai
Juro que acho estranho esta altura do ano, aqui em Cabo Verde. Acho particularmente uma piada os Pai Natal, vestidos a rigor (que tecido é aquele, lã, flanela?), de enorme barba branca postiça, botas, gorro e tudo o que (acham que) tem direito. Da neve então nem falemos. Como a natureza não vai em modas, não vira inverno onde não é de virar, ontem fez tanto calor, que queria ver até onde esta alienação estúpida podia aguentar. Mas de certeza que havia algum Pai Natal por aí a sofrer, porque sofrer é preciso para imitar os outros. O Zema é que tem aproveitado e vai andando por esses cutelos distribuindo a sua benção às criancinhas, velhos e desfavorecidos. Consigo até ver a sua mão reverenda a pousar providencialmente nas cabeças coitaditas.

Filho
Esses meninos estão bem diferentes dos meninos que fomos. Mas também eu fui bem diferente do que o meu Pai foi. Isso deve ser desenvolvimento, creio. Vejo os de agora EXIGIREM determinados brinquedos aos pais, que no meu tempo nem havia para comprar. Víamos na televisão, mas os meninos agora vê-nos nas prateleiras, aliás podem até tocar e experimentar e os vendedores fazendo as demonstrações. Fiquei como um tótó a ver para um helicóptero que voa a sério! E o pessoal da Saúde emitiu um alerta aos pais para terem critérios a escolher as prendas aos meninos, tais como evitar muita arma. Bravo! Só que ninguém irá escutar estas súplicas.

Espírito
À parte a irritação comercial do Natal, convenhamos que é uma altura que abre os corações. Adoro o jantar com a família. Amo os encontros com os amigos e este ano até o pessoal fez trocas de prendas com amigos secretos, guloseimas, um vinho a rimar, música e boa disposição generalizada. Bom espírito realmente. É preciso esquecer um pouco o mundo cruel e encontrar momentos como esses, de alma. É preciso, para mim pelo menos, fazer um grande esforço para não me irritar profundamente com esta data, que enriquece os comerciantes, engrandece as Igrejas e deixa os pobres a parecer mais pobres e à margem da quentura, do riso e da alegria dos lares que podem.

Resta-me desejar Paz, que é o minério mais valioso do mundo.

2 comentários:

Ivan Santos disse...

já agora cito este post, mto divertido mas...mas algo que se parece com o que acabaste de descrever. http://classemediawayoflife.blogspot.com/2009/12/dica-039-parte-1-ter-espirito-natalino.html

Cesar Schofield Cardoso disse...

É bom de saber de mais escritos como esses, assim não me sinto tão mauzinho, eheheheh