24.1.10

Danças na Cidade

A Câmara Municipal da Praia tem se notabilizado, do ponto de vista cultural, promovendo eventos de excelência como foi o caso do Gamboa 2009 ou o Kriol Jazz 2009. Sucessos que tem uma mão de Tober, um homem de bom gosto. A questão agora é que a bitola já está estabelecida e qualquer resultado abaixo dela fica a parecer muito mau. Caso do Bienal de Dança do Ceará, que Praia acolheu. FRACO, é o comentário mais lisonjeiro que consigo fazer.

Como perguntava a minha prima a toda a hora, Como é possível não haver uma enchente de gente nestes espectáculos de tão elevada qualidade? Eu tenho mais perguntas. Como é possível que um certame com esta categoria não tenha sido amplamente divulgada?, exemplo como divulgam as inaugurações de estradas ou de uma parede qualquer? Como é possível que não inundassem as ruas de informações sobre o mesmo? Como é possível que tenha tido tão pouco público? Como é possível que tenha tido tão pouco interesse por parte da Comunicação Social?, exemplo como tem os congressos dos partidos? Como é possível continuar a não ver personalidades pública em eventos culturais? E os atrasos? Será que a cidade, e o país no seu todo, tenha tirado os melhores proveitos da Bienal?

Enfim. Espero que todo o calor humano, às vezes calor demais, com a recorrente imagem de indivíduos a importunarem os estrangeiros sem que haja a polícia por perto para garantir um estadia agradável aos mesmos, dizia, espero que o calor humano e a amizade que os artistas estrangeiros fizeram por cá, lhes tenha deixado com vontade de voltar a Praia, porque se depender da organização, eu não voltaria.

Lições: a Câmara não é feita para organizar eventos, mas tão somente os promover. A organização deve ser entregue a profissionais...bem pagos, como foram os milhões para a Gamboa e para o Kriol Jazz. Onde sai o dinheiro? De bons partenariados com os privados, já é tempo de aprendermos estas contas.

3 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Como é possível não haver uma enchente de gente nestes espectáculos de tão elevada qualidade? Organização desorganizada ou tema pouco interessante para o público.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Voto na primeira opção Amílcar, porque esta cidade tem gente suficiente, em número e em qualidade, para apreciar um bom espectáculo.

Anonymous disse...

pois, a câmara poderia pensar também em coisas menos "iluminadas", como por exemplo a minha rua que está sem uma única lâmpada (nos quatro postes) há cinco meses. e depois dizem que estão preocupados coma segurança. deixem-me rir.....