4.1.10

Dias normais


Pronto, passamos! Não foi desta que o mundo explodiu, mas já tá garantido que explodirá em 2012. Puf!...O que mais odeio são profecias, livros de auto-ajuda, receitas de felicidade, manuais de sexo e outras tantas tretas que tentam mostrar a profusão da vida em meras linearidades. Isto aqui, mundo, há de acabar por desgaste, todos os dias, acabando partes do céu, do mar, das terras e de nós. Não com cataclismos.

De volta à vida normal, ao levantar-se de manhã, à higiene interna e externa, às padarias, ao pequeno-almoço e ao resto, que é igual em toda a parte. Mas tou de férias e isto tem um diferencial incrível na vida de uma pessoa. O diferencial da calma, do sono, do tempo e da fruição. Tempo para ler os últimos romances, Saramago, o meu mais actual herói, na calha. Ver e rever filmes. os Irmãos Coen são a dupla de escritores/realizadores mais criativos da actualidade. Quem ainda não viu "Este país não é para velhos", faça o ver de procurá-lo em qualquer video clube pirata e vê-lo. Quem tiver amor suficiente pelo cinema, veja "Haverá sangue". Quem tiver senso refinado de humor, veja "Crueldade intolerável" ou "Queime depois de ler".

Passou numa televisão "Reservoir Dogs" (AKA "Cães Danados"). Tinha visto este filme há muito tempo atrás, mas há obras que só a maturidade nos leva a entender a sua subtilidade. Maturidade e o respeito por génio da cultura pop, Quentin Tarantino. Reservoir Dogs, para olhos despreparados é um banho de sangue, para olhos preparados é uma machadada estética, que marcaria o estilo de Tarantino, até ao recente monumento "Inglorious Basterds". O gajo é simplemente genial, nada mais.

Por falar em televisão, coisa que não vejo, mas que tenho visto porque tá um à frente de mim (e confesso que essa caixa tem em mim um efeito buraco negro), vendo a incrível quantidade de filmes e séries do género fast-food, compreendo o porquê de muita gente não ter a paciência de ver uma boa narrativa: essas porcarias cénicas estão carregadas de gajos musculados, mulheres-bomba (não faz mal espreitar um cuzinho, eheheh), estórinhas de 3ª categoria, técnicas hipnotizantes de montagem e uma estética do tipo desporto radical, que puxa pela adrenalina, efeito que causa a que um bom filme de autor fique a parecer uma seca. As nossas sociedades precisam reconquistar a POESIA.

3 comentários:

Cesar Schofield Cardoso disse...

Obrigado por me lembrar desse video. É hilário! Selton Mello é um grande actor. Se ainda não viste "O cheiro do ralo" procura esse filme e vê. É um must, com Selton Mello.

Anonymous disse...

Certainly will. Thanks pa dica

Anonymous disse...

Vi os filmes ESTE PAIS NAO E PARA VELHOS e o HAVERA SANGUE realmente foram os melhores filmes q vi nestes ultimos tempos( Desculpa-me o meu computador e alemao por isso a falta de acentuacao). Quem estudou e sao vicente na decada 90 de certeza adquiiu o bom gosto pelo cinema.E pena hoje em dia nao existir um em sao vicente.Tens razao, hoje em dia a maior parte das pessoas so veem filmes q nao interessam. e pena.Vou aceitar a sugestao dos filmes q ainda nao tive oportunidades de ver mas de q ja ouvi falar.