28.1.10

Eco...a propósito de moralidade

"A moralidade da política cabo-verdiana é das disciplinas filosóficas que os filósofos moralistas não empenharam muito nos estudos. Entre levezas e nada que fazer, mais para criancices do que outra coisa, os políticos vão se acusando de falta de gentileza entre si, enquanto para a população a violência é mais agressiva. Não sendo nem santo e nem pecador, o que não deve ser permitido na política cabo-verdiana são incestos – a montaria dos sindicados no lombo da égua da política. Aquilo que o Presidente da CCSL, José Manuel Vaz anda a fazer é corrida eleitoral e sem propósito sindicalista. Esta égua não deve ser montada pelos sindicados.

Diz o cavaleiro e líder sindical que “não se deixará intimidar nem pelo José Maria Neves, Primeiro-ministro e tão pouco pelo seu partido”. A pronúncia partidária de José Manuel Vaz é descabida pela simples lógica de que as Centrais Sindicais são representantes dos Funcionários Públicos e não mandatários políticos, por isto não deve nunca confrontar com partidos políticos da forma como expressou, sim com os Governos."
excerto de "Moral das Estórias! Favas, contas" in Geração 20 J. 73, um dos meus blogs CV predilectos

Comments: Tenho pra mim que uma das formas de endireitar a nossa moral pública é chamar esse pessoal de imoral todos os dias, até que se sintam ridículos. Só um reparo: Centrais Sindicais são representantes de trabalhadores, não somente de funcionário públicos.

4 comentários:

Anonymous disse...

Aplicam um "sharpening" para aclariar

LMB2 disse...

Toda a convenção, todo o sistema, todo o lider e tudo, e tudo mais, têm os seus "tempos historicos". Há de chegar o dia em que para exercer certas funçoes haveremos de ter pessoas capacitadas: Administradores e Gestores e não "biscaiteiros".

Anonymous disse...

O Dr José Manuel Vaz, habilitado com o ensino secundário do então Instituto Amilcar Cabral, ex-dirigente do sindicato único do tempo de partido único e ex-candidato a deputado nas listas do PAICV nas eleições de 1991, é Ministro de Trabalho no governo sombra do MPD.

Anonymous disse...

Olha que o Dr José Manuel Vaz tem mais escolaridade do que o Presidente do Brasil.