20.1.10

Extemporâneos até quando?

A pergunta sobre a Arte Contemporânea é difícil de responder até onde ela se manifesta inequivocamente, como em S.Paulo ou Nova Iorque, talvez porque ainda não existe distância histórica para a analisar. No nosso caso a pergunta é ainda mais elementar: o que a Arte significa para nós. Penso que, apesar de termos alguns (poucos) artistas dignos do nome, com uma obra de referência, não chega para Cabo Verde ter um Arte que a distingue, porque, como já tinha dito Abraão Vicente (e que todos ralharam), não existe um pensamento artístico em Cabo Verde. Ora, a Arte parte de algum pensamento e produz outro pensamento. Que pensamentos são esses?

Quando falo da Arte, referencio-me às Artes Visuais , que são as que conheço menos mal. Mas a ideia pode ser aplicada, por exemplo, à música, que é a nossa grande bandeira cultural. Embora haja uma produção notável, em relação à população que somos, podemos indicar muitos poucos trabalhos que podem ser classificados de "criação", com isto querendo dizer, pesquisa, experimentação, transformação e produção de algo novo, que é como se define a arte. A nossa Cultura é de reprodução, com pequenos momentos de transformação, mas essencialmente reproduz, inova pouco, cria pouco e, para mim o mais importante, questiona pouco. Um sociedade tradicional, portanto.

Escola é essencial, da pequena infância à universidade. Arte no Ensino, por favor.

6 comentários:

Tchale Figueira disse...

César, em parte concordo contigo... Mas direi: ESTOU MARIMBANDO SE A MINHA OU A ARTE DE FULANO OU SICRANO É CONTEMPORANEO, GOSTO, NÃO GOSTO... A VERDADEIRA OBRA DE ARTE É SEMPRE CONTEMPORANEO. MIGUEL ANGELO E BARBARA KRUGER SÃO CONTEMPORANEOS!!!!!

da caps disse...

A questão que ponho é, se se 're-produz' com ou sem qualidade, ou se se 'cria' com ou sem qualidade.

Eu cá acho, ao contrário de muita gente, que algo (arte) para ser bom, não tem que ser inovador..

LMB2 disse...

Boa troca... uma "boa" obra de arte é sempre contemporenea... contemplaveis e ate veneraveis em todas epocas. Os estilos, as tendencias, as tecnicas, as senssibilidades, padores e as cotaçoes podem mudar, mas a estetica permanece e prevalece.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Bem, se repararem a discussão centra-se na produção da arte no seu todo. Cada obra não tem que ser inovador, mas o total das obras tem que nos levar para patamares diferentes. É a diferença básica entre Arte e Artesanato: a Arte se recria, o Artesanato reproduz. Não se esqueçam também que falar de Arte é a mesma coisa que falar de filosofia. Aliás, uma corrente artística demarca-se de outra, não é tanto pela técnica, mas essencialmente pelo seus valores intrínsecos. É neste particular que digo que estamos a leste da Arte Contemporânea.

Cesar Schofield Cardoso disse...

E com isto não quero dizer que alguns dos nossos artistas, como é o caso do senhor aí em cima (Tchalé), não sejam contemporâneos. Estou a falar numa perspectiva geral, dentro de uma disciplina e entre as várias disciplinas.E não confundir a expressão "Arte Contemporânea" que indica o período da história da arte que começa na metade do séc.XX e vem até hoje. Aliás, historiadores e filósofos já falam numa era pós arte contemporânea, porque hoje em dia as novas tecnologias mudaram de tal maneira a forma de fazer as coisas, que já se está perante algo novo.

LMB2 disse...

Bom, falar da Arte Contemporanea, é falar de progresso, de avanço, até de prosperidade e excentricidade na utilizaçao de alguns codigos e elementos de comunicaçao, que miitas vezes exige predisposiçao, tempo e disponibilidade para a sua descodificaçao. E num "sitio" como o nosso poucos podem e muito poucos teriam ou tem tanta predisposiçao, tempo e disponibilidade. Cada um pelos seus motivos e as priorodades quase sempre sao outras que nao a Are.
PS: Eu deixei de pintar, escrever e fotografar como gostaria porque la em casa começaram a me "chamar de maluco"! E senti muito mal uma vez que um sobrinho correu dum trabalho meu porque hle metia medo. Tentei ser mais simplista, isto é estar a altura do meu publico... Se os meus codigos nao sao percebidos nao adianta... Ou teria de procurar um outro meio.