25.1.10

Maybe You Can

Hoje, em troca de correspondência com uma das minhas interlocutoras (favoritas, devo confessar-te J), que na altura da Obamania tínhamos entrado em desacordo porque, se alguns se recordam, manifestei as minhas reservas na excessiva esperança na eleição do Obama e ela indignou-se com a minha falta de support, um ano depois manda-me textos de alguns conceituados opinion makers norte-americanos, tais como Roger D. Hodge, editor-in-chief da Harper's Magazine, que mostram uma grande desilusão em relação a Obama. Bem, nem tanto a mar, nem tanto a terra. O fenómeno Obama foi antes de tudo SOCIAL. Foi de histórica importância para o empowerment das minorias e um sinal de believeness que estruturas sociais injustas podem se transformar, ainda no decurso de uma geração. Mas, em termos políticos Obama é um...político, com toda a carga que esta palavra se assume na política contemporânea. Eu diria que Obama nem fazia ideia do buraco em que ia se meter. Política contemporânea é saber manobrar-se no meio de impressionantes poderios económicos, industriais e militares, que estão todos em mãos de...alguns privados. Quem manda nos USA é esse poderio, prova disso é a Cimeira de Copenhaga 2009. Mas continuo a achar que a eleição de Barack Obama foi um feito histórico, um feito social histórico, mas em termos de política...vamos ter de guardar as utopias para outra altura.

Gostei deste texto, que deu título ao post, curto e grosso.

Thanks J

4 comentários:

Pss disse...

Confesso que não entedo toda essa "afronta" á volta do Obama. Mas pronto, ultimanente não tento entender muita coisa ...

Cesar Schofield Cardoso disse...

A muita afronta vem do facto de se meter nas costas do homem gigantescas expectativas (que ele próprio induziu) e que afinal ele é só um humano...e político (tarefa ingrata)

Anonymous disse...

Que expectativas? Menciona lá quais são que eu explico tudinho.

Anonymous disse...

Ele disse que iria cumprir no primeiro ano do seu mandato?