19.1.10

Sociologia elementar

Em conversa com a minha amiga, indignada com o estado de coisas actuais, criava as suas explicações para não estar só furiosa: Esta sociedade é violenta porque não há regras e autoridade! Ninguém é responsabilizado de nada, nem governo, nem sociedade, nem famílias. Pois, acrescentei, menino que é apanhado na rua, em horas que não devia estar, deve ser levado aos pais e estes responsabilizados. Pais?! Ela pergunta-me espantada, Onde vês pais, no plural? Isso também é outra das coisas, Como é possível que tantos homens continuem a não ser responsabilizados pelos filhos que geram? Como é possível que os homens desta sociedade continuem a queimar o dinheiro do seu trabalho em álcool e paródia, enquanto as mães esfalfam-se para dar de comer aos filhos? E, pior que tudo, estão sempre ausentes, mas quando aparecem, ainda encontram tempo para espancar a mulher, na frente dos filhos. Aí retorqui, Olha que as mães espancam os filhos também, como se fossem mulas, não é que mereçam as mulas maus-tratos. Sim, a violência é um ciclo vicioso, mas é aí que entra a autoridade e a justiça. Não chega, replico.

Ficamos um instante em silêncio, remoendo a raiva, buscando mais explicações. Enquanto não investirmos na educação, repondo os valores, nenhum outro investimento valerá a pena. Concordamos ambos.

2 comentários:

Cesar Schofield Cardoso disse...

No fundo, é a discussão clássica: desemprego gera pobreza, que gera uma data de outros males. Não podemos perder de vista que continuamos a ser uma sociedade profundamente injusta. Para além da elevadíssima taxa de desemprego (que se torna mais grave tendo em conta que a população é na maioria jovem), para os que trabalham, a renda é mal e porcamente distribuída.

Nada é por acaso.

Anonymous disse...

Estou plenamente de acordo com o Marco Além .
Sabemos bem que no mundo todo, a diferênça de classes, cada vez é maior, Cabo Verde não foge à regra.
O rico cada vez mais rico, o pobre cada vez mais pobre -;(
IM