2.2.10

A Ditadura do Presente

Está aberta a polémica. Desencadeada obras de requalificação de estradas e esgotos na Cidade Velha, ter-se-a deparado com uma cidade ainda mais antiga, dos antigos senhores, uma cidade de luxo. António Correia e Silva, em artigo num jornal, chama a atenção pela extraordinária importância que estes achados têm, para a nossa história em si, a fim de percebermos melhor os nossos genes, mas também para a manutenção do estatuto de Património da Humanidade, que nos foi dado a crédito e há que justificá-lo, mormente com provas materiais a reforçar o seu inegável valor imaterial, quanto não seja para ter um sítio histórico dotado de mais coisas para turistas verem, já que é o discurso que mais fazemos, Afinal quanto isso vai nos render?

Por outro lado a Cidade Velha, com as obras ficou um caos. A população reclama. As tais estradas que eram para serem feitas, podem não ser feitas em favor da ciência. A população, esta que tem necessidades imediatas e estão entregues a um jogo político-partidário longe de ser inocente, reclama, querem mais é a sua estrada, que essas pedras do passado, em termos práticos não acreditam que vá mudar a sua vida. O presidente de câmara é uma figura que tem que renovar a sua legitimidade de poder, dia por dia, e pode simplesmente ir pela via de, faz-se a estrada, o património que se lixe.

Lidar com o presente é lixado. É urgente. É uma ditadura, nas palavras de Correia e Silva, historiador.

7 comentários:

Pss disse...

"Faz-se a estrada, o património que se lixe" !! Eu também apoiaria esta via. A Cidade Velha é património de quem?
A Cidade Velha representa a mais ABJECTA herança que nos foi deixada pelos Portugueses: O tráfico de escravos, esse facto histórico MUITO PIOR QUE O HOLOCAUSTO! Mas o engraçado é que nós gostamos disso. Aliás há gente que vai á Cidade Velha e tira fotos no pelourinho todos contentes e sorridentes local onde há pouco mais de 100 anos chicoteavam seus antepassados.
Eu por mim, era deitar aquilo tudo a baixo, ou nesse caso deixar o que está lá em baixo por ai meter catterpilar e fazer estradas, esgoto, água canalizada e tudo o resto!

Samira disse...

doa a quem doer... aqui vai um desabafo

confesso que tb me custa engolir o pelourinho no roteiro de fotografias "para mais tarde recordar".

para mim é repugnante.

no entanto pergunto-me se o meu desejo pessoal de eliminar essa (vergonhosa) memória é legitimo.

confesso que é uma batalha entre a coerência ad hoc e a pessoal/intíma.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ideias perigosas PSS. Preservar a Cidade Velha é precisamente manter viva a memória que ali aconteceu um espectáculo de horrores. Agora, tás certo num aspecto: as pessoas vão para a Cidade Velha sem essa consciência. Temos de recuperar o Património e a Consciência.

Samira disse...

tens toda a razão césar (e é aí que reside a minha luta interna). o que deve acontecer é a recuperação do património, consciência e discurso histórico válido.

Et disse...

Acho, se me é permitido achar, que todos os Cvs devem contrbuir com... Estamos perante um "trilema"
resolúvel.

Pss disse...

Pois. É preciso valorizar do ponto vista Histórico onde isso se aplica e com muito cuidado o que se deve valorizar.
E não tratar aquilo como se fosse uma espécie de Meca a que todos os caboverdeanos são obrigados a fazerem uma Peregrinação pelo menos uma vez na vida e ir aquele Pelourinho e fazer fotos todos felizes.
É preciso ensinar A VERDADEIRA História. Porque senão corremos o risco de qualquer dia termos ai na cidade velha e um pouco por todo o cabo verde (será que já não temos?) meninos com uma idéias deturpadas. E se por acaso não é destruindo tudo aquilo que é caminho, também não é vir dizer que aquilo é altamente e que é o nosso berço que temos de preservar ...

LMB2 disse...

Respeito todas as opinioes so para ser Politicamente Correcto... "Tudo Storia é Storia"... E nao é uma questao de ser nobre, pobre, antiga e/ou recente. Se fomos ver a Historia da humanidade é toda ela cheia de Glorias, mas de Horrores também. Se a da Cidade Velha foi o que estao a pintar? O que dizer da Idade Média, da 1a e 2a Gerra Mundial? Hiroshima? Apartheid? Etc., etc... A escala da Historia, a Cidade Velha nao pode ser reduzida, ou esqueceram que ali tambem hove ecos dessa liberdade que cada um goza hoje, ao ponto de querer tirar fotografias "enforcado" no Palourinho? Ou de falar sem medir palavras? Cada um faz o que quer... des de que???