24.2.10

A emenda não melhorou o soneto.

O problema da Cultura em Cabo Verde não passa por remodelações governamentais. O problema é de raiz, é do programa do Governo. O problema da Cultura em Cabo Verde é que ainda os dirigentes políticos não entenderam o seu alcance. Não entenderam que a Cultura, aquela que se planifica, é a política em si. É reflexão e transformação. O problema é da visão desanimadoramente curta do Chefe do Governo quanto a esta matéria.

Muita gente pensa que tenho alguma animosidade especial em relação ao Manuel Veiga. Vou vos confessar finalmente o que acho do Dr.Manuel Veiga, enquanto pessoa: simpático e cordial, que tem o cuidado de me apertar a mão sempre que me vê. A minha animosidade é, continua a ser, e se calhar vai ser mais agora com o novo estúpido ministério, em relação à tacanhez de visão em relação à Cultura. É relegar a Cultura a um punhado de manifestações.

Manuel Veiga entrou numa armadilha. Entrou para um Ministério que na verdade o Governo está se c...para ele. Sem linhas de políticas no programa do Governo, sem estrutura adequada, sem articulação com outros sectores, e nem mesmo merecendo menção nos balanços anuais do Governo. O homem Manuel Veiga entrou no governo com um capital de respeito, enquanto intelectual que é, e saiu delapidado desse capital. Espero que a sua vida profissional a partir de agora o ajude a recuperar-se desse desgaste. Boa sorte.

(Actualizado)
Quanto à nova estrutura, Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura, embora possa parecer lógico a reunião desses ministérios, cá pra mim foi um arrumar da Cultura em algum lado, porque tinha que ser arrumado em algum lado. O problema interior, ou seja o âmago da instituição, com os seus institutos satélites, tais como IPC, vai continuar com o mesmo quadro de pessoal que há anos a esta parte e, mais grave ainda, os mesmos directores, manifestamente "esgotados", só para usar um termo simpático. Querem apostar?

4 comentários:

Anonymous disse...

Não acredito no que acabo de ler. Tens certeza que estás a falar sério?

Pss disse...

É isso mesmo. "Arrumar a cultura em algum lado". Eu por mim achei bem. Precisamos é Ministério de Ciência. Precisamos é muita Ciência, mas muita Ciência mesmo e menos de "discutidores de porcaria enfeitada" como dizia o falecido Prof. Varela.
Precisamos decididamente de uma nova abordagem, radical talvez sobre essa lenga-lenga da Cultura.
Desde que há governos em Cabo Verde há Ministérios de Cultura. O que mudou ? Nada, sempre as mesmas queixas. Então porque não tentar outra via ?

Anonymous disse...

Volto a colcoar-te a pergunta que te fiz ha algum tempo: vais ou nao sancionar este governo?

Nao podes ficar eternaemnte com o cu entre duas cadeiras.

Passas a vida a criticar este govderno e tens razao, mas diabolizas o MPD e Veiga, o Carlos CLARO!

Bem se votares na UCID também me serve. Agora o que nao podes é abominar o PAICV e depois dizer:"nao voto no MPD nem o tanas!"

Al Binda

ps CULTURA é uma postura, meu caro! E' uma atitude! E' um way of life...O que tens em CV é descomPOSTURA!

Oliveira disse...

a cultura determina a sociedade (em seus diversos aspectos) e consequente a politica e a economia, isso acontece por meio do comportamento, ideologia, tradições, costumes, nivel de engajamento com outras culturas, aceitabilidade e uma gama infinita de variáveis inerentes de cada individuo numa sociedade.Éstá tudo interligado.É claro que há exitos e fracassos nestas co-relacões.Na minha modesta opinião o César tem desempenhado e bem o seu papel de agitador cultural.Acho que o César nao devia perder tempo respondendo a anónimos que só sabem denegrir e desencorajar, pertencem ao Império da cultura do ódio e dos delirios paranóicos. a inveja mata e ódio enterra.há perigo na esquina, nas ruas tambem, nas comunidades, na cidade e sobretudo no coração de alguém. força César