26.2.10

Quinta,Essência

É sempre um prazer encontrar-me com Princizito. Faz sempre parábolas, que é uma forma interessante de dizer sem falar muito e isso é uma arte. Ou aliás, é uma tradição muito característica da Cultura crioula, que em Santiago se expressa muito, as parábolas, que Princizito aprendeu, cultivou e tornou praticamente a sua maneira de expressar. O homem trabalha a língua caboverdiana como poucos o fazem e evidentemente é um pessoa terrivelmente desiludida com a grande embrulhada em que Manuel Veiga deixou a questão da língua. Uma pesada herança para Fernanda Marques.

Finalmente já sei quem é Fernanda Marques, que afinal conhecia pessoalmente. Fez um trabalho notável numa instituição de pouca visibilidade, o Centro Terapêutico de S.Filipe (toxidependência). Foi ainda coordenadora do programa de luta contra a droga (não sei bem o título disso). Daí ao Ensino Superior, Ciência e Cultura...enfim, lá o Premier tem as suas razões, como também tem as suas razões ao tirar Fátima Fialho a Economia, para passar a tratar disso pessoalmente (!). Sidónio Monteiro é um político intrigante: muito contestado, muita pouca obra, conduta política maculada, mas ninguém lhe mexe. Que trunfos terá este senhor que o torne inamovível? Aliás, em vez de inamovível, ganha mais visibilidade.

Enfim. Se há coisa que distingue os políticos caboverdianos é a sua falta de personalidade política. Aqui podem acontecer terramotos que os senhores ministros saltam de ministério em ministério alegremente e ainda dão grandes entrevistas, como se fossem grandes heróis. É que a malta aqui tem medo de mandar umas catanadas, porque no fundo todos estão se alimentando da farinha do mesmo saco.

Até ao próximo terramoto, que nos livre que ela venha em forma de febre amarela. Ministro, as medidas em curso vão nos safar disso?

12 comentários:

Anonymous disse...

Prezado, estás longe de saber quem é Fernanda Marques. Sobre os políticos, estuda um pouco a carreira do Santana Lopes, em Portugal, do Dick Cheney, no Estados Unidos, do Fernando Henrique Cardoso, no Brasil, ou do Jacques Chirac, na França. O que passa com o Sidónio Monteiro é igual: os políticos não são analisados apenas pelo que fazem num ministério do ponto de vista público, mas pelo trabalho interno no Governo e nos partidos e pelo peso no terreno.

Anonymous disse...

Cesar, é outra Fernanda Marques, não é essa a que te referes. É a do Instituto Pedagógico e não a da Granja!!!

Anonymous disse...

Caro César,
apenas para lhe dizer que afinal você ainda não sabe quem é a Fernanda Marques. Não é a que fez um trabalho notável no Centro Terapêutico de S.Filipe e que foi coordenadora do programa de luta contra a droga. Esta Fernanda Marques é "cientista social" e já foi muitas coisas na Educação, desde Delegada do Ministerio no Fogo, a Docente do Liceu Ludgero Lima, a funcionaria das Nações Unidas, a directora do GEP da EDucação. Ausentou-se do país para fazer o doutoramento (acho) e finalmente é convidada pelo PM. Para além do Curriculo ligado à Educação acho que o PM deve ter tido boas recomendações da amiga Filomena Martins...a FMarques foi Directora de Gabinete da FMartins!!!
Esta foi apenas uma tentativa de o esclarecer.
Liana

A.Oliveira disse...

o sr. Sidónio Monteiro nao faz absolutamente nada e só não é demitido porque há a necessiade de contentar a ala filú.o chefe do governo com algum descernimento e alguma sensibilidade vai equilibrando as coisas dentro do partido tentando agradar a todos.cuitód d´nôs, nô tem q levá q Sidòne mas uns eni.

Anonymous disse...

vamos-lá separa as àguas,estamos em face duas situações distintas: no plano político partidário em que o homem até pode ser uma mais valia, homem para todo o serviço,mas na perspectiva governativa o homem tem sido um desastre, convenhamos, como que cobaia para se acerta no alvo.Gostaria de saber qual o destino vai ter o Instituto das comunidades que tem sido uma nulidade bem como o palhaço de Apolo, ou vamos continuar nesse fartar de vilanagem, regabofes e quejandos, temo que vai ser pior.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Liana, obrigado pelo esclarecimento. As indicações que me deram estavam erradas.

Anonymous disse...

Já que ninguém mais se lembrou da primeira parte desta "essência", venho dizer que também aprecio o Princesito, que tão bem sabe presentear-nos com nosso crioulo terra-terra. Tanto nas cantigas como nas conversas o seu humor e amor são patentes. Kantadu na lingua di fora, kel kriolu puru ki nu debi ozerba y konserba.

Bernardino disse...

Grande Cesár!
Leio frequentemente os teus posts, de facto surpreendeu-me um pouco este. Mas não seja por aqui. Registo esse momento de humildade, no seu comentário. Força e presenteie-nos com mais posts!

Cesar Schofield Cardoso disse...

José Mário Lopes

Em política não tenho nada contra os homens. Essa mania que temos de levar as coisas ao campo pessoal!

Já agora, parece que estás mais informado que mim quanto aos RESULTADOS deste ministro, convidava-te a apontar alguns importantes projectos dessas áreas (inauguração de placas desportivas e centros desportivos, recreativos e culturais não contam)

Anonymous disse...

Sidónio se sai perde a imunidade ou impunidade e se perde a impunidade de Governantes, o Veiga vai-lhe às filhozes e mete-lhe na choça, tão simples quanto isso. Por isso o homem vai fazendo toda essa trajectória que nem um projéctil, de Ministro da Saúde a Ministro da Juventude, do Desporto e agora Ministro dos Emigrantes, ou seja, mandaram-lhe ir comer rabo de porco na Cova da Moura, Oeiras, Amadora, falar djarfogo e djabraba nos states, ir comer macaco em São Tomé e fazer corda em Bissau. (Dixit)

Bernardino disse...

Ola César
É que este não trouxe o rigor e a profundidade que lhe reconheço.


Que era preciso aprofundar mais um pouco a questão das Fernandas (chamei para a CCCD e concluí) e que também num ano pré, os empresários e outros que movimentam Dollar têm peso, daí o Mister JMN querer justificar sem delongas jantaradas e encontros sendo "detentor ordinário" das ZDTIs e ADEI e eventualmente outras que vierem a aparecer. Aliás por detrás de um empresário está a família, os trabalhadores, familiares dos trabalhadores...muitos com certeza possuem (possuirão) C.Eleitor.

Abraço
PS: Participei em algumas Tertúlias...Casa Bela!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Caro Bernardino, percebi agora o teu ponto. Mas sabes, aqui muitas vezes escrevo o que me vem à alma. Nunca esqueçamos da razão primeira de um blog: um diário digital. são apontamentos, pensamentos livres. A maioria dos posts escrevo em menos de 15mn.