12.2.10

Sexta,Capital

"Debatemos questões reais, como a língua, dominação cultural, a independência e certos graus de complexo? Começamos pela língua e dominação cultural."
Rony Moreira in comentários ao post Pai,Filho,Espírito

Por falar em língua, dos pontos que mais me sensibilizam, considero que as autoridades de hoje, gerindo o dossier de forma patética como tem gerido, estão em dívida com a história. Leiam o comentário na íntegra do Rony. Efectivamente a língua joga um papel importante, se não o mais importante, na colonização mais recente. Abolida a escravatura, o poder que os homens tinham de aprisionar e forçar a trabalhar outros homens, como se de animais domésticos se tratassem, a dominação passou a ser económica e cultural, fazendo crer ao colonizado que ele era de cultura inferior e que ele, o colonizado, tinha as respostas para os seus problemas. Quantas vezes a brincar não dizemos: "isto é bom, foi branco que fez!"

A questão pois não é discutir o que os nossos antepassados terão feito, se um ofendeu o outro, se o outro fazia isso e mais aqui; a questão agora é: e nós?

2 comentários:

Anonymous disse...

"E nós?" Quem somos? É o nó da questão que muitos não têm a coragem de se pôr por medo de abrir a velha gaveta.


C.

Et disse...

Este comentário, no Bianda, não tem a sua assinatura "Al Binda". Tivesse,teria um outro tratamento, naturalmente.