31.3.10

Blogs

Ainda ninguém me esclareceu da razão de tanto burburinho sobre os blogs, se esses não passam de espaços pessoais, altamente autorais, nunca comparáveis aos orgãos de comunicação social. Já ouvi de tudo. Houve quem sugerisse uma deontologia para os blogs. Outros pedem-me que fundamente as minhas afirmações. Há ainda quem exija referências bibliográficas a seguir aos textos. Mas de que estamos a falar??!

Não sei para os outros como é o processo, mas o meu revelo aqui: normalmente faço os posts de noite ou logo pela manhã. Limito-me a 15mn a escrever um post, excepcionalmente tomam 20-30mn. Decidi não ilustrar cada post com uma imagem porque consome tempo. Faço o blog como um exercício de sistematização das minhas ideias, da minha própria escrita e tento mantê-lo diário. Escrever é como o desporto, temos que praticar. O meu blog tem sido o meu caderno de anotações.

Sinceramente não vejo a mínima diferença entre o meu blog e as conversas de café que tenho abundantemente, felizmente. Que me desculpem os sensíveis, mas não sinto a mais leve necessidade de me justificar. Quem vem cá, lê porque gosta de ler, concorda ou discorda, comenta se gostar de comentar (a maioria não o faz) e segue a sua vida.

Pois caros visitantes, vocês estão neste momento num espaço pessoal, não comercial, sem compromissos, sem objectivos definidos, que tanto pode soar a coisa séria, como também pode soar a vazamento de ideias. O erro aqui faz parte. E por falar nisso, vou partilhar uma coisa que uma vez aconselhou-me um grande encenador: "quem teme o erro, não cria, copia".

Mas afinal quem sente raiva do que lê aqui, porque volta sempre? Por masoquismo ou exercício de intolerância?

8 comentários:

Álvaro Ludgero Andrade disse...

Gostei desse murro na mesa, César. O cabo-verdiano gosta de embirrar e inventa de tudo para inventar o inventado. O blog é isso mesmo, um espaço pessoal, é apenas a massifiação da comunicação e da expressão, não a massificação do jornalismo ou da comunicação social, numa versão mais portuguesa. Qualquer dia levam os bloguistas ao tribunal... Quem não quiser tomar este café contigo que passe de lado. Mantenhas.

Anonymous disse...

Compreendo-te. Há dias fiquei estupefacta ao ver uma peça da RTC on line, onde aparecem deputados da nação a discutir a necessidade de impor regras aos blogs!? Como se já não tivessem trabalho suficiente com os orgãos de comunicação (em si).

Anonymous disse...

não sei que te diga... deves, claro, esperar um endeusamento! pois.. e pena. o heroi da ilha lol. muito pelo contrário...

Trêza disse...

Eu gosto de ler o Bianda mesmo quando não concordo. Não é uma questão de concordar ou não que me faz voltar. É a convicção impressa no textos, e a honestidade que ela representa. Isso não tem preço. Para ler sobre o que penso, leio o meu próprio blog :-)

E pronto, vim dar um aperto de mão, aproveitar o grito para murmurar "muito bem" e voltar ao cantinho silencioso :-)

Cesar Schofield Cardoso disse...

Oi Trêza. Realmente concordar não é o objectivo. Aliás uma boa discórdia tem lá os seus ensinamentos. Mas o que me cansa é que o pessoal não discorda das ideias; temos uma animosidade, uns em relação aos outros, que já é tempo de ultrapassar.

Não pares de blogar ;)

Cesar Schofield Cardoso disse...

Definição interessante, moreia.

Concordo muito com a noção de "laboratório" mas já tenho dificuldades em aceitar o "trabalhar o limite". Soa-me a teste; como se estivéssemos a testar até onde podemos ir. No meu caso o blog é simplesmente um espaço onde eu estou, sem muita necessidade de justificação.

É diferente na profissão, por exemplo, onde busco sempre melhores posições, melhores concretizações e reconhecimento. É também assim na Arte; procuro situar-me, encontrar uma via, encontrar a forma que me sinta a exprimir e que sinta a comunicar com as pessoas.

No meu caso, o blog é sinceramente um espaço de estar. Por isso se sente nele alegria, tristeza, cansaço, entusiasmo, fúria, justeza, injusteza...

Fica bem

Anonymous disse...

oi césar, tenho visto que nos teus blogs tens evitado temas a ver, por exemplo, com religião, a sexualidade e outras coisas quentes ...
Receias a fogueira da Inquisição ??? (hihihi)

pide disse...

Excelente puxão de orelha a todos aqueles que pensam ou que querem ter tudo sobre controlo. Os blogs é a alma que ninguém consegue aprisionar, uma pedra no sapato daqueles que gostariam de o fazer.