23.3.10

Humanóides

Depois de ler a última crónica de João Branco aqui, reforço a minha posição anti redes sociais virtuais. Não pertenço a nenhuma rede social virtual e não vou pertencer ao não ser que alguma sirva para nos aproximar. Devo parecer um dinossauro a dizer isso e uma tremenda contradição, já que a minha própria profissão é desenvolver esse género de soluções, mas uma coisas são tecnologias com fins de desenvolvimento ou melhoramento de sistemas - pagamentos, lojas virtuais, serviços de informação, informação ambiental, arte e cultura, etc. - e outra coisa é essa febre de redes sociais, em perfeita contradição com o "touch" humano que vamos perdendo.

Pensem o que quiseram, mas eu não gosto de Facebook, Orkut, Twitter, ICQ, Badoo, Hi5, Sonico... e mais dezenas desses. E PAREM DE ME MANDAR CONVITES!

13 comentários:

Amílcar Tavares disse...

De um certo modo, o Blogger a.k.a. Blogspot é uma rede social...

Anonymous disse...

Não estás sozinho, também sou orgulhosamente dinossaura!

Anonymous disse...

E esta?:
"A rede social Facebook está relacionada com o aumento do número de casos de sífilis, uma doença sexualmente transmissível, alertam especialistas em saúde do Reino Unido.
O vírus aumentou em Sunderland, Durham e Teesside, as áreas do Reino Unido em que o Facebook é mais popular, já que a rede social permitiu às pessoas uma nova forma de se conhecerem e arranjarem parceiros para encontros sexuais." (ionline.pt)

Cesar Schofield Cardoso disse...

Nem tanto a mar, nem tanto a terra.

LG disse...

Descordo e de que maneira com este post. Tanto pelo teu interesse technológico e cultural deverias incentivar a todos os caboverdianos a entrar na rede. Quer organizar um espectáculo? Em vez de andar por aí a distribuir cartazes, deveria utilizar a rede social para esse fim. Mas eficaz, menor custo, melhor retorno. Uma empresa quer divulgar um novo producto ou serviço? E porque não utilizar o twitter para lançar promoções. Precisa de um parceiro qualificado para ajudar num trabalho artístico? Nada melhor que o LinkdIn. E por aí adiante(...) No meu caso utilizo o twitter sempre que deparar com algum problema técnico difícil de resolver, e na maior parte das vezes outras pessoas conseguem resolver o meu problema em menos de 30mn.

Cesar Schofield Cardoso disse...

LG percebo bem o teu ponto e concordo que profissionalmente essas redes são uma oportunidade. O meu ponto tem a ver com essas redes como espaço de socialização. Que existam, mas que seja mais importante lutarmos para a recuperação dos espaços vivos de convívio, que se reabilite o cinema, que se torne a abrir o Palácio da Cultura e os saudosos happy-hours à saída do trabalho... que se promove mais o contacto FÍSICO entre as pessoas.

Obrigado

Joshua disse...

Eu também resisti durante muito tempo aos convites para as redes sociais mas foi através delas que consegui reencontrar amigos de quem não sabia há décadas. Conseguimos agora partihar o nossos dias de uma forma rápida e mais eficiente do que na nossa adolescência. Coloca em contacto pessoas que de outra forma nunca o fariam estabelecendo pontes entre elas através de gostos comuns que se descobrem. Tenho o caso de um amigo a quem a vida correu muito bem e isso é público que retomou amizade com outro que recupera da adição às drogas devido às redes sociais.
Agora, concordo que é bocado tolo estarem 10 pessoas ligadas no FB em vez de estarem juntos fisicamente algures...
:)

LG disse...

Reparem a tendência de as pessoas começarem a ter mais amigos e a socializarem-se mais por causa do facebook. O problema é que facebook não é acessado apenas através do desktop. Conheço muitas pessoas que utilizam o facebook através do telemóvel, e passam durante o dia a descrever o que estão a fazer. Por exemplo se estiverem num bar com bom ambiente, utilizam o facebook para convidar os amigos. Embora esta realidade ainda não se verifica em Cabo Verde, mas isso não significa que num futuro próximo não aconteça. A verdade é que as redes sociais nos apróxima ainda mais no mundo físico.

Amilcar Aristides - TIDI disse...

César ainda bem que admites ser contraditório o que dizes. isto tudo surpreende-nos a todos. não há paralelo. devias experimentar. o bom ou o mau uso está nas pessoas. a ferramenta é de um refinamento impressionante ;)

Cesar Schofield Cardoso disse...

Não percebi bem esse último ponto Tidi

Isa disse...

César tu que és homem do debate de ideias por que não propões debates destes ao vivo, com cafés e chás á maneira, aqui tão perto de nós lá na FAC, ou noutro sitio qualquer com espaço. Aliás há muito que tenho vontade de lançar a ideia de fazermos tertúlias.
Mas tu sempre foste bloguista, como agora tens aversão a essas redes?

VAMOS SAIR DA FRENTE DOS PC's e TRAZER O DEBATE Á RUA!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Oi Isa

Eu não vejo o blog como rede. Para mim é só um lugar onde partilho pensamentos e imagens. E não tenho aversão a redes sociais, só que eu não tempo, nem paciência para estar neles. Mas existe também uma espécie de protesto, que é, não conseguimos organizar simples tertúlias, como dizes, mas estamos na maior vibe para essas redes. Tó fora.

Quando às redes vivas, eu já fiz tantas e de todas as vezes gasto mt energia e ninguém ajuda. Hoje estou mais "egoísta"; faço o meu trabalho e espero que contribua para alguma coisa.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Nada como uma contradição para provocar um debate.