4.3.10

Quinta,Essência

Deu um pouco de dó ouvir o Manuel Veiga quase a explodir, Não concordo com esta remodelação! É que para além de sair, vê a sua instituição relegada para um plano confuso.

Gosto da pinta da nova Ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura. Safa-se bem quanto à pergunta sobre a Cultura, dizendo que a Cultura está em toda parte (concordo) e que por isso ela estar associada à Ciência e ao Ensino faz todo o sentido. Certo Excelência, faz sentido sim, mas é mais que isso.

A Cultura precisa de políticas próprias, entre as quais entram a investigação e o ensino. Mas há outras componentes supra importantes, que destaco o Património e a Programação Cultural. Do património físico, que passa pela arquitectura, aos artefactos, aos espólios que o Estado detêm, vamos de mal a pior. É só ver a delapidação que sofreu a arquitectura no Plateau, cidade da Praia, ou as barbéries que aconteceram no Mindelo e as que vão acontecendo um pouco por este Cabo Verde, com particular gravidade na Cidade Velha. É só ver a forma como as peças recolhidas e catalogadas pelo extinto Centro Nacional de Artesanato foram tratadas. Que alguém tenha curiosidade de ir ver como está guardado o espólio de peças de arte no Palácio da Cultura na Praia. Enfim! Do património imaterial, a espinha para a governação de Fernanda Marques vai ser a língua caboverdiana, mas o mais certo é que nem toque nela. Da programação cultural, a empresa é titânica! Como programar todas as artes existentes, os seus agentes, os artistas, as redes, os eventos? Como conseguir uma programação cultura à altura das nossas aspirações? Para quanto uma rede de equipamentos culturais dignos e funcionais, nomeadamente, salas de música, estúdios de gravação, galerias, museus, etc.? Para quando o mecenato cultural efectivo? Para quando a participação internacional de Cabo Verde, mesmo aqui ao lado, Dakart?

Ou seja, que me desculpe a bela pinta da Ministra, mas é que ela já terá tantas dores de cabeça só com o Ensino Superior que anda às leis de mercenários, que não vejo como ela poderá conta disso tudo. De todo o modo vou estar atento e participativo. Vamos lá ver os pontos que a nova orgânica marca.

Sem comentários: