17.3.10

Sem limites

Esta ouvi com os meus próprios ouvidos. O primeiro-ministro disse: "Vamos promover um encontro com todos os grupos thugs".

A doideira não tem limites. Os "thugs" já são uma instituição, a tal ponto que merecem um encontro com o primeiro-ministro. Mesmo que admita que os tais "thugs" estejam organizados em grupos, não é um pouco surreal se encontrarem com o Governo? E afinal vão discutir o quê? Vão negociar os dias em que podem ser violentos e os dias que não? Vão negociar o limite de armas que cada um pode deter? Vão negociar a jurisdição dos territórios de cada grupo?...Estou mortinho de curiosidade. O que vai o primeiro-ministro discutir com os thugs? Vai lhes prometer emprego? Que tal umas FAIMO THUG para meter em frentes de trabalho todos os thugs do país? Vai lhes prometer medalhas de mérito, para quem cometer o menor número de delitos?

Não devia estar o Premier mais preocupado em, garantir empregos reais, combater a corrupção, atenuar os desequilíbrios sociais, promover políticas efectivas de educação com vista à inserção no mercado de trabalho, promover políticas efectivas de auto-emprego e mais uma data de outras formas de combater a instabilidade social, em que a violência é só a consequência desagradável? Pelo amor à nossa inteligência Senhor Primeiro-Ministro!

(Ah, isso passou no noticiário da Rádio Nacional, hoje, 17 Março, espaço 13-14h)

12 comentários:

Anonymous disse...

Sima ta fladu na "Alupeki" César bo e xuxanti !!
O PM não disse nada de mais. E acho até bem ele dizer isso. Isso mostra que ele está interessado em resolver o problema. Passo a explicar: O que ele quis dizer é que vai reunir com TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS OU SEJA Grupo de Thugs. Só que claro são os thugis BARRIGUDOS, alguns de cabelos brancos, barba, ... camisinha e gravitnha alguns fatos Armani ... enfim Thugs de Colarinho Branco

Cesar Schofield Cardoso disse...

AHAHAHAHAHAHA... UH NHA MAI... AHAHAHAHAHAHAH!! Não essa é demais!

Sinceramente pessoa, acabaste comigo!

Anonymous disse...

Foi dito na Rádio Nacional. boa obervação. Sabes o que me deixa indignado nessa estória César ? É a PASSIVIDADE com que os jornalistas ouvem e transmitem TODA a porcaria sem o mínimo sentido crítico. Eu não ouvi, mas por acaso o jornalista indagou o Primeiro-Ministro como é que um governante "reune" com delinquentes e potênciais deliquentes? Ou Se "Thugs" já é uma instituição que merece até estar na Agenda do PM ? Ou seja o PM até pode ter dito aquilo mas BEM PIOR é esse grupo de jornalistas que temos por ai que parecem não têm cerebro. É incrível !

Anonymous disse...

Já vi que não entenderam nada mesmo. Então os thughs não têm direito a voto? Ora, o PM vai alertar aos thugs o perigo do Governo ir abaixo, e o próximo partido que assumir o poder, acabar-lhes com o negócio. Voto de Thughs tambe ta conta.

Cesar Schofield Cardoso disse...

ehehehehe hoje a malta tá bem humorada por esses lados. confesso que me sinto menos irritado com isso. Rir é o melhor remédio.

Anonymous disse...

Um qria dob parabéns da ess post li. Ja bo presta um grande serviço a Naão por ter mostrod a loucura dessa decisão de JMN. Ele ca tem que encontra ma tuhgs nenhum ele tem é dze nós que le ta ba manda cabá tuhgs.

Helena Fontes disse...

Oi César

Entre trazer os thugs a parceiros sociais, numa politica de inclusão social e de ressocialização, seria melhor, como sugeres aqui, que os excluemos mais ainda, e continuemos com a deliquência juvenil que tem contribuido para o aumento da criminalidade no país e consequentemente para a insegurança dos cidadãos?

Sejamos consequentes, ousados e participativos.

Falar e exigir sentado é muito fácil, pois nunca se erra...

Abraços

Helena Fontes

Cesar Schofield Cardoso disse...

Helena, acreditas de verdade que estamos a construir uma plataforma para permitir a transformação dos thugs em parceiros sociais? Pra já, onde terminar o thug e começa simplesmente o pobre? Helena, tens a certeza que o Primeiro-Ministro vai construir uma plataforma dessas, directamente, com os thugs? E então as dezenas de instituições públicas e privadas de objecto social, como ficam? Passadas pra trás? Não deveria a Excelência o Primeiro-Ministro da República de Cabo Verde estar a construir uma plataforma entre instituições, que estas depois fariam o trabalho micro?

Vamos nivelar o contexto e depois falamos.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Bom ponto Helena, a responsabilização. Também gostei dessa ideia de "privatizar" a responsabilidade social. De facto tudo o que lembrava associações, cooperativas, foi diabolizado. Engraçado é que, parece que, com o advento da democracia, as formas de participação deviam era aumentar.

De todo o modo, eu sei que há organismos bravos que estão no terreno a desenvolver acções importantes. Eu próprio estou a participar de um trabalho neste momento que tem a ver com bairros espontâneos. Detesto é a apropriação fácil pelos políticos dos conceitos, com objectivos imadiatistas. É esse o meu protesto.

Quem diz Obrigado sou eu, pela tua alta contribuição. Seria bom se nós todos mantivéssemos a conversa sempre na argumentação, mesmo que totalmente discordantes.

Até
César

Cesar Schofield Cardoso disse...

Estou fazendo sempre. E tu, gatunix, já fizeste algo????????

gatunix disse...

sempre que estou de ferias em casa em Cv tento , talvez nao da melhor forma mas tento, ainda q a minha ilha ainda nao ta sendo fustigada com esse flagelo...

Anonymous disse...

Ola Cesar

Acho que bo faze mute bem em questiona ess decisão de JMN. Ele tem é que exigi instituições pa trabalha e apresenta resultados quanto a prevenção, enquadramento e reinserção desses fenomenos que ta atingi jovens. Ele não é nenhum milagreiro pa basta um conversa ma thugs para resolve num passe de magica tud problema. Ques thug ta ba é dal pa dod.
Ca é verdade que com advento de democracia partipação diminui. Nunca houve tantas associações e ong´s como agora. Antes durante o Partido unico apenas fca JAAC, OMCV, UNTCS e OPADCV, tud otes associações foi cabod ques excepto ques agremiações desportivas. Ca no culpa Democracia pois é melhor cosa que contce na CV mesmo que no ca ta concorda que MpD.