22.3.10

Tolerância

Foto: Magnum
Preocupa-me um certo fanatismo religioso que tenho sentido por aí. Consecutivamente nas últimas semanas tenho visto manchetes de jornais, chegam-me ecos de programas na rádio e oiço comentários. O título que mais me espantou foi: "Cabo Verde acorda para o fundamentalismo islâmico". Depois leio que a PJ anda atrás de terroristas supostamente islâmicos. O problema não é a preocupação com o terrorismo porque, sim, devemos "acordar" para esse problema, que é global. O problema é a rápida colagem do terrorismo a uma religião, o Islão, sem o mínimo pudor, se estamos a ofender gente de bem ou não.

Cabo Verde suporta mal a diferença. Esta afirmação não é baseada em nenhum estudo, inquérito ou estatística. É minha a afirmação. É a minha observação. Certamente que isto terá a ver com a igreja católica e por muitos anos de repressão colonialista/fascista. Mas hoje, que nos consideramos muito modernos e com vontade de pertencer ao mundo, é tempo de questionarmos determinadas posições. Porquê de tanto espaço à igreja católica, com direito até a um (grande) espaço na televisão pública? Que animosidade é essa em relação ao Islamismo, a ponto de um padre (ou pastor, não me lembro) ter dado a ideia de pedirmos a ajuda aos USA para expulsar os muçulmanos que estão "invadindo" a nossa terra? Porque temos medo de criticar as posições da igreja? É por temermos a ira divina ou será porque acreditamos mesmo nessas posições.

Eu aconselharia a termos um pouco mais de tolerância aos imigrantes, ao pobres desgraçados que vêm do continente, muitas vezes a fugir de situações extremas, mais respeito à religião de cada qual e começarmos já a tratar da integração dessa população. Lembro-me quando começou a grande migração campo-cidade, aqui na ilha de Santiago, a cidade começou a "deformar-se", de não termos tomado medidas até hoje. Resultado: uma cidade caótica e problemas sociais graves.

Tomei isto emprestado do Café Margoso:
"Nenhuma palavra é tão violenta como esta: tradição. Sempre que me falam nisso pergunto-me: quantos medos são necessários para criá-la? E para mantê-la?"
Raquel Freire - Cineasta

4 comentários:

Anonymous disse...

http://www.minutodigital.com/noticias/2010/03/22/pena-de-muerte-por-convertirse-al-cristianismo/

Cesar Schofield Cardoso disse...

Caro Anónimo, isso é para vermos as cabeças perigosas que temos por aí. Tenho dito que em Cabo Verde, só não somos mais intolerantes, porque somos pequenos demais.

Anonymous disse...

oras qu ba bse insulta cristãos catolicos abse né intolerante e perigoso?

Verdade de Islam já el é intolerancia
A Cesar 2 pesos e 2 medidas é chic dfendé mulçulmanos né?

Anonymous disse...

Sobre estes temas, leiam e ouçam Olavo de Carvalho.
Mas atenção à linguagem oral dele.
É só para adultos vacinados:)