30.4.10

Pontos no Globo

O conflito que opõe o Google e a China é um caso interessante de como as empresas multinacionais viram tão gigantescas, ganhando poder de embater com Estados, igualmente gigantescos como o da China. Ou como o poder económico se confronta com o poder político.

*

Nós aqui chateados com os devaneios de Mário Soares, de que Cabo Verde teria mais a ganhar se ficasse anexado a Portugal, e Portugal a debater-se com a ideia de ser expulso da União Europeia, por causa de, imaginem, má gestão das finanças públicas. Pessoalmente não me parece que a União Europeia deseje tal cenário de ruptura, mas o simples facto de se colocar essa hipótese, deve ser uma lição aos saudosista do imperialismo, que tem problemas internos bem mais complicados a resolver, antes de pretenderem gerir outros.

*

Passou por Cabo Verde um iate com 200Kg de cocaína, que normalmente vem em estado puro, que depois de cortado pode se transformar em 400Kg. Isso é uma fortuna astronómica para os produtores e uma desgraça incalculável para os consumidores. Todos os dias há notícias de coisas ilícitas que passam por Cabo Verde. Somos parte de grandes desgraças globais: tráfico de drogas, armas, gente...

*

Um país pode ser meio metro quadrado, mas se é país é global e se é global faz parte dos problemas e das soluções globais. Teremos a consciência disso?

2 comentários:

Anonymous disse...

ate me admirava se nao viesse aia paranoia e o pequenino rapazito egoista...

Cesar Schofield Cardoso disse...

Pelo menos escreva de maneira que alguém possa entender. Disse o quê?