11.5.10

Espanta-me a minha ilha S.Vicente, de cada vez que aí vou, como se não me cansasse de espantar. Nunca vi fenómeno como os festejos da vitória do Benfica em S.Vicente. Aquilo não existiu. Um cineasta andava a fazer um filme e a cidade toda do Mindelo era o set, e o povo todo do Mindelo eram actores. Três camiões auto-tanques faziam chuva artificial. A coisa evolui de gritaria histérica, para batucada de carnaval, para tambores de S.Jon, para capoeira, à tantas entrou na festa carros com música electrónica amplificada, houve fogo de artifício, umas meninas aproveitaram as roupas molhadas e a bebida que ia circulando em garrafas de todo o género, para rebolar as bundas mal vestidas, e os rapazes se juntaram também. A coisa ficou assim por horas, começando em canções e gritos de guerra de futebol, para batucada e simplesmente uma paródia generalizada. Nunca vi aqui tanta gente vestida da mesma cor. Nunca vi tão rápida mobilização, nem mesmo para casos de calamidade. Nunca vi um povo que torce tanto por um outro. Isto devia dar material para muita dissertação, mas creio que ainda é cedo. Que é sui generis, lá isso é.

1 comentário:

Pss disse...

Eu por acaso quando vi o primeiro camião auto-tanque a contornar Praça e a espalhar água não fiquei é espera de ver nem os outros dois camiões nem o resto do "carnaval-fim-de'one-s.jon ... "