28.5.10

Sexta,Capital

Hoje há montes de coisas a fazer, destacando-se o o filme de Guenny Pires. Mas também há cinema documental e ainda uma palestra que promete, a partir das 17h, nos Negócios Estrangeiros (não me recordo do título) que tem a ver com a Integração, Africana no caso. Esta semana decorria a Semana d'África e foi uma oportunidade para nos confrontarmos com a nossa ausência desse conceito, África.

Gostei imenso da ideia de que, talvez, em vez procurar uma entidade única que se chama África, devêssemos nos orientar para várias Áfricas. Se grupos de interesse começarem a se associar entre si, talvez comece a desenhar-se mais unidade neste nosso continente maltratado. Se homens de negócios de tal região se associarem, se um grupo de países tem uma associação, se grupos de artistas cooperam, se participamos nos eventos uns dos outros, ou seja, abrindo vários vectores de união, parece ser uma perspectiva bem mais realista que o um tal falado "Estados Unidos de África"; isso nunca existirá, porque este continente é enorme, fisicamente e culturalmente. União continua a ser a palavra; o caminho para lá chegar é que tem que ser repensado.

Ouvi dizer que o FESMAN (Festival Mundial de Artes Negras) que devia se realizar no ano passado em Senegal e foi cancelado, será realizada este ano. Como é que se submete a candidatura? Ou vão fazer a coisa estilo panelinha mais uma vez? Se os assuntos públicos em África fossem tratados de forma pública, já seria uma grande ajuda para a construção de países melhores.

Mas hoje há muito que fazer, aliás como tem havido nesta nossa capital e felizmente. Pena é que não haja registo, logo não haverá memória, não há debate e nem consequência. Pelo menos, a quem se interesse, vamos aproveitando uma lições...de borla.

Bom FDS.

1 comentário:

Anonymous disse...

Também no Tarrafal de Santiago pusémos África em cima da mesa com o tema Africa: da indepedência à união Africana. Que futuro? tema estranho desde já. É que África são muitas Áfricas. O Doutorando Nardi Sousa nos ilucidou mas soube a pouco pois há coisas em Cabo Verde que persistem em fazer-se presente smpre: os atrasos (era para terminar às 19h e iniciou às 19h20). E a Electra com as suas... já não era tempo da Camara do Tarrafal ter um gerador? é que não foi a 1ª vez. Muitas pessoas interviram e muitas não puderam. É que o vereador da cultura e desporto tinha que ir inaugurar um polivalente. BFS