2.6.10

Pai,Filho,Espírito

Dia 1 de Junho é dia da Criança. Já foi feriado, deixou de ser e voltou a ser. Felizmente que voltou a ser, para quem é papá e mamã, para terem a possibilidade de acompanhar os filhotes nas actividades que normalmente as escolas promovem. Mesmo sendo feriado, senti uma GRANDE ausência de papás na actividade da escola da minha filha. A educação das crianças, mesmo em classes médias, médias-altas, continua a ser um assunto de mulheres. Aposto que a lista dos papás que podem cuidar integralmente de uma criança, na ausência da mãe, é curta.

Deixando de lado a ausência de paternidade, a festa foi linda na escola da minha filha. Quando ela subiu ao palco para recitar um poema, com segurança, palavra por palavra, invadiu-me um fogo de orgulho no peito. Cantaram, fizeram teatrinho, fizeram jogos e estiveram literalmente no centro das atenções. Só a passagem de modelos é que me deixou na dúvida, se havia de gostar ou não. Pessoalmente dispensaria essa actividade.

A escola da Tia Maria é uma óptima escola para meninos da pré-escolar. Combina bem a afectividade familiar com a riqueza de conteúdos. Dá-me impressão que o nosso sistema de ensino, começa em grande na pré-escolar, vai caindo de qualidade, até terminar nas universidades que conhecemos. Todas as pessoas deviam continuar com o mesmo nível de conteúdos dos jardins de infância, por toda a vida: aulas de pintura, música, línguas estrangeiras, actividades extra-curriculares e essencialmente professores que são verdadeiras tias e tios.

3 comentários:

Anonymous disse...

Já agora, si ka for abuzu bu pudia daba mi enderesu di skola di tia maria? undi ki ê ta fika? Ami ê mai y sensason ki n ten ê ma nos pre-escola( gdi maioria) ta fika mutu aquém di minimu dizejavel y ma anos pais nu ka sta dispostu a ezigi kela mutu menus paga pa el.
Mirian

Cesar Schofield Cardoso disse...

Oi Miriam

A escola da Tia Maria é a escola Pimpão, fica na Achada S.António, atrás da esquadra da polícia.

Eu estou satisfeito, com uma ou outra ressalva, mas vejo que eles esforçam-se para estarem sempre na crista da onda...e por vários anos já.

Carla disse...

também acho que existem coisas boas no jardim. a relação preço qualidade compensa. já agora, César obrigada, pela foto. minha filhota ficou bem no centro dela (ehehehehehe)