16.7.10

Tinta

É a minha estréia (em grande) em design de capa de livro. A fotografia é de Duarte Belo, um fotógrafo poeta. O livro é de, nada mais, nada menos, que o nosso mais premiado escritor, José Luiz Tavares.

Acreditem que o livro é bem mais bonito que esta simples imagem; tem a capa, a contra-capa, as badanas, a lombada e o miolo, que é um papel que parece reciclado; o desenho de uma capa se faz por pequenos detalhes, que agora, ao pegar no livro, corre-me uma alegria de ter feito boas escolhas, de proporções e posicionamentos. Ocorreu-me que os nossos escritores, se conta pelos dedos de uma só mão, os que cuidam do aspecto gráfico dos seus livros; é só ver para a parte da livraria que diz: "literatura cabo-verdiana".

E já agora, quem ainda não leu José Luiz Tavares, que tente fazê-lo. Vá, é poesia, é uma linguagem muito elaborada, com toques de literatura clássica, o vocabulário, muito dele, já não está em uso, e são temáticas também elas profundas, não evidentes ao primeiro olhar. Acontece com toda a expressão artística; há aqueles que produzem para consumo imediato; há aqueles que produzem para rasgar os limites da nossa compreensão; José Luiz Tavares é da segunda categoria.

Sem comentários: