31.8.10

Monda

O Meret insistiu e fiz-lhe a vontade: uma imagem do interior da ilha de Santiago, quando chove. Quando não chove é lindo na mesma, mas outro tipo de lindeza.

Por esses dias o que mais se vê no interior, são homens, mulheres e crianças, numa atividade já ancestral: a monda. Isso consiste no seguinte: quando caem as chuvas, a terra cobre de vegetação selvagem. Então as pessoas precisam desbravar a terra dessa vegetação, para dar lugar ao cultivo, essencialmente do milho e do feijão. Isso lembra-me que a agricultura em Cabo Verde continua a ser uma prática altamente artesanal. É muita gente a trabalhar, muita terra cultivada, para pouquíssima produção. Os casos de agricultura inteligente, de grande envergadura são raríssimos.Mais uma vez, a história da política. Temos grandes investimentos, grandes grupos estrangeiros e os seus hotéis, temos uma circular enorme onde só as vacas transitam, mas o existente, os sistemas básicos, agricultura, pecuária, saúde, educação, habitação, continuam num estado primário.

O Desenvolvimento é um misto de recursos, políticas e sociedade. Está provado que o conceito de "recurso" é criativo, por isso paremos de chorar por recursos; estão aí. Parece-me que falta mais é trabalho sério, políticas e sociedade actuante.

1 comentário:

Meret disse...

Lindíssimas fotos sim senhor Cardoso; por mim, obrigado, pelo texto tambem. Pronto, pode suspender o castigo...