30.8.10

Segunda,Versão

Fui ao Tarrafal. O caminho para o interior de Santiago está lindíssimo! Todas as municipalidades deviam estar a apelar para um turismo interno, com uma oferta de paisagem, campo, comida, sossego, frescura. Ou, as agências de viagem/turismo deviam estar a desafiar as municipalidades a criar as condições para esse tipo de turismo. 

Está confirmado: Tarrafal está agonizante. É de rachar o coração ver as coisas a degradarem-se à vista desarmada. Até o mar, aquele lindo e transparente mar, estava cheio de lixo: plástico, garrafas, cordas, papéis, objectos e tudo quanto é lixo lançado nas ribeiras e depois é transportado pelas águas da chuva, até ao mar, aquele lindo mar, maculado cruelmente. Mesmo assim foi agradável. Como disse um comentador aqui, amo o meu país apesar do meu país ser difícil.

No Tarrafal não se sente uma única acção da municipalidade. Não há nenhuma novidade, a não ser os espaços moribundos, os pardieiros abandonados, edifícios não aproveitados a caírem aos pedaços, falta de fiscalização das praias e dos banhistas, enfim…um lugar abandonado. Não sei o que falta. Não consigo nenhuma explicação para a falta de raça na classe dirigente, que se escudam atrás das divergências políticas, em vez de sentiram na pele os problemas do seu próprio lugar. Vão lá perguntar ao Presidente da Câmara do Tarrafal por essas coisas e, de certeza absoluta, vão ouvir acusações ao Governo. E se perguntarem o Governo, vão ouvir queixas à municipalidade. E no meio das acusações, a porcaria ao nosso redor vai crescendo e ainda um dia nos engole.

13 comentários:

Meret disse...

Esta sua crónica não seria merecedora duma fotozinha? Fica a sugestão.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Oh Meret! Como gostaria de ter fotos para todos os meus posts. Vou te explicar a história:

Uma vez punha fotos em todos os meus posts, mas depois dei por mim a passar muito tempo nessa gestão: escolher, arranjar, não estar satisfeito, tornar a escolher, publicar. E visto que normalmente tenho pouco tempo durante a semana, decidi só ficar a escrever.

Vá lá, faz uma imagem mental ;)

Fica bem.

Meret disse...

E como raio é que eu fazer uma imagem mental dum sítio onde nunca fui? Vc podia deixar de lado o perfeccionismo, publicava uma foto mesmo que menos que perfeita, e o leitor agradecia.
Fico bem, vc tambem, vou guglar tarrafal, ora bolas.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Boa ideia, Google it ;)

Imagem mental: imagina um lugar, mar, areia, céu azul....e hotéis degradados, eheheheheh

Meret disse...

ahhhhh estou a ver ...
estou a ver que vc não foi lá, foi? mas tem uma imagem mental... fique com ela! fui ao google, vá vc tambem, não vejo degradação nenhuma! é falso? prova! onde é que está a sua foto? e do caminho bonito pró interior de Santiago?
já sei, vc pensou "quem me lê já conhece! pra quê eu vou fotografar, retocar, nunca ficar satisfeito, blá blá blá?"; sabe, há quem não conheça e gostaria de conhecer, a esses vc devia essa foto!
ora, ora, diga lá, no Tarrafal tem grogue do bom, é isso?
ps: na boa sr. Cardoso, gosto do seu blog rssssssss

Anónimo disse...

Sabes, no Tarrafal muita coisa é diferente. Sabias que o Presidente da Camara nao reside lá? Normal, dirias, mas é que só vai lá umas 3 vezes por semana. Digo isso pq encontrá-lo não me tem sido fácil. Ele esta no poder há 3 mandatos e so se candidatou para este ultimo por Carlos Veiga ter-lhe suplicado. Deves ter lido num jornal da praça de ha + ou - 2 semanas que ele confessou ter chegado ao fim do seu ciclo politico. E tambem confessa nao ter deixado obra. Por causa do governo central (sic). Temm uma equipa por demais incompetente. Mantem-se suponho com politica de saco de cimento e verguinhas. As unicas realizaçoes culturais têm sido o Tchom Bom em movimento, festivais e mais nada. Pergtunta ao Nardi. Alias lÊ o que ele escreveu na sua cronica ha + ou - 2 semanas. Já agora, foste conhecer o novo centro de saúde?

Anónimo disse...

Ouvi dizer que
Obama desceu nas sondagens por ter dito que não se opunha à construção de uma mesquita em NY, nas imediações do Graund Zero
e que, em contrapartida,
Sarkozy subiu nas sonsagens depois de ter ordenado a expulsão de famílias ciganas romenas.
A Democracia não se cansa de nos dar lições. E a chamada Opinião Pública não se cansa de nos dar motivos para ilações.
Um, age em consciência, e com consciência democrática, independentemente da opinião pública … e das sondagens.
Outro, age à revelia do que é a consciência democrática, pensando exclusivamente na opinião pública … e nas sondagens.
Descubram as diferenças.
Alguém que comentar?

ZCunha

Cesar Schofield Cardoso disse...

O Tarrafal, como o resto de Cabo Verde, sofre de ausência de sociedade civil. Conheço grandes homens e mulheres desta terra, que são oriundos do Tarrafal, que preferem levar uma vida tranquila, o que é perfeitamente legítimo. Mas temos de saber que é preciso sujar as mãos de vez em quando. Ou então nunca reclamar na vida. Esse Presidente de Câm. do Tarrafal, não se esgotou; nunca fez obra. Nunca criou dinâmica. E o Governo é a pior desculpa que se pode dar. Costumo dar o exemplo de S.Domingos; é um concelho há 3 (ou 4?) mandatos com o mesmo Presidente, e o homem é de cor política diferente do Governo. Mas no entanto é esforçado, abrange um concelho que vai do Rui Vaz à Praia Baixo, trabalha bem com a cooperação, apresenta obra, o concelho muda a olhos vistos...quando se quer, é sempre possível fazer alguma coisa. Até a Praia Baixo, em termos de condições naturais inferior ao Tarrafal, tem mais serviços. Enfim, Tarrafal é desleixo puro. Cabe na cabeça de alguém que Baía Verde tenha perdido toda a sua clientela alemã e hoje esteja prestes a fechar as portas? Governo o caraças!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Sarkozy, Berlusconi...e depois é África que tem dirigentes estúpidos!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Meret, ainda vou me castigar por não ter fotografado o caminho lindo do Santiago. No entanto, seguindo a sua provocação, criei um novo post, um outro assunto, com imagens do caminho lindo do interior de Santiago, das chuvas do ano passado. Dá no mesmo.

Até

Meret disse...

Bem, a ideia era essa, levá-lo à auto-flagelação. Vou ver esse novo post e avaliar do seu mérito, depois dou a nota!
Sabe, há quem não seja de CV mas gooooste de Cabo Verde, fale (tambem) "pra fora" para os que não conhecem mas gostariam de conhecer, essa malta agradece.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Tens razão. A gente escreve como se todos estivessem a ver o mesmo filme. Tá prometido mais cuidado com isso.

Até

Abér disse...

Eu concordo com as reclamações do Meret e mostro a minha indignação aqui:
http://avercomoeh.blogs.sapo.ao/806.html.

Mas, já se sabe, quem desdenha quem comprar ehehehe