27.8.10

Sexta,Capital

Não me canso de louvar a sexta-feira, não porque deixo de trabalhar, até porque tenho a sensação que não paro de trabalhar nem no sono. É porque as pessoas estão bem-dispostas na sexta. É tempo dos telefonemas, ver quem está disponível, combinar um jantar aconchegado, um copo de vinho e conversa em dia. Vou ao Tarrafal, outro sítio que adoro, mas que me tem despedaçado o coração de toda a vez que aí vou. É um caso de políticas públicas catastróficas e seria mais justo dizer FALTA de políticas públicas. A vila está às moscas, os hotéis degradam-se e outros até estão fechados, como o icónico e outrora tido como chique, Hotel Tarrafal. Os preços no entanto são como se a vila vivesse um esplendor turístico. Não vou mais comentar os serviços de restaurante porque já me habituei: toma e cala! Tarrafal é um dos municípios mais pobres do país. É um dos mais bonitos e aprazíveis também. A sua pequena praia de areia branca e a sua tranquilidade são as únicas coisas que ainda fazem merecer os quilómetros para lá chegar e aturar todo o resto. Vou ao Tarrafal porque adoro lá estar e as crianças gostam ainda mais.

Hoje é sexta. O dia boémio por excelência. Cá pelo burgo da Praia, bem que podia estar melhor. Esta cidade precisa de uma vocação nocturna urgente. Vá lá gente, não é por nada mas, cidade que morre à noite, está mais para vila do que para cidade. Cidades cosmopolitas tem uma vida nocturna, por uma razão muito simples: trabalhamos das 8 às 8. É a partir das 8 da noite é que desfrutamos enfim do esforço do nosso trabalho. E não necessariamente dentro de uma caixa de som berrante (discoteca).

Bebam uma Becks bem gelada e levantem o copo em brinde. Bom FDS.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ola, César! Tarrafal é uma tristeza. nos termos em que tu falaste... tem mar, tem ceu, tem paisagem, tem clima (aspectos meteorologicos) mas esta na cauda do desenvolvimento...
Até que hoje temos cultura no espaço pedra e Cal: vamos conhecer um livro de Jose Luiz Tavares, filho deste canto. Com a presença do Nardi como apresentador. Se vieres este fim de semana escreve sobre Tarrafal. Ahn! e lembra-te de perguntar porque raio temos um Novo Centro de Saúde novo construido de raíz, todo pronto mas sem inaugurar há... 3 anos. Sabes onde fica?

Anónimo disse...

Ok meu caro, já percebi. Cá vai:

INDUMENTÁRIA: Fato de boa disposição, apetite, e conversa afiada.

PROPOSTA:

Patê de levedura de cerveja e beringela

Sopa de alho-francês e lentilhas

Lasanha de abóbora

Caril de Legumes

Pudim de manga

BEBIDAS:
BMW*
ou
Cerveja

Sangria de Champanhe
ou
Vinho Tinto

Café
ou
Chá de Erva Cidreira e Hortelã

O convite é para o casal.

Se não puder ser para hoje, sexta feira (risos), fica prometido para a próxima.

BFSemana
ZC
* BMW - Cocktail em honra a um certo Post recente (Irish Cream;Malibu;Whisky)

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ficou atónito quando soube a história do centro de saúde; é incrível!

Grande ZC! Se a cada sexta-feira tivesse uma contribuição de um Chef como tu cá no blog, os meus jantares seriam sempre um show. Por falar em caril, ontem juntei ao meu patê de grão-de-bico um pouco de caril; fica nham-nham! E fizemos um brinde a todos os amigos. Saudades!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Lasanha de abóbora? Hmmm! A experimentar.

Anónimo disse...

Electra!
Fez-se presente na apresentaçao do livro de Jose Luiz Tavares em Tarrafal. Mandou um apagão daqueles que tÊm acontecido há mais de mês sem soluçao. Só se iniciou muito tarde e o público foi-se embora... Os prejuizos da electra sao fisicos (carnes, gelados, alimentos em geral)mas tambem culturais. A Electra contribui a favor da ausencia de manifestaçoes culturais. Amo o meu país, mas o meu país não é facil... giria Cubana.

Anónimo disse...

César por falar em caril e/ou outros produtos de consumo importados, estive a matutar e a fazer uma pequena investigação e cheguei à conclusão que para a África nos enviam muitos sub-produtos que as empresas exportadoras nunca correriam o risco de colocar em circulação no país deles: o whyski em cabo verde é uma merda, o vinho que os tugas nos mandam é um sub-produto que só dá caganeira. Olhem para ver que não estou a delirar, apanhem uma dessas marcas portuguesas dessa coisa chamada vinhos e procurem em PT, por exemplo "VM", "Suzete" etc. e os enchidos lembram-se dos bons enchidos que no passado recebiamos ? hoje os chouriço de portugal tem 50% de banha! esse caril que compraram cá deve ter sido batizado algures. há dias vim de Londres comprei uma pequena caneca de caril. sim senhor! só destapar é um perfume na cozinha. o que temos cá podes encher a panela e nada... césar devias abrir um post sobre essa questão dos sub-produtos que estão a invadir os países pobres com benção dos desonestos importadores

Cesar Schofield Cardoso disse...

O post sobre os sub-produtos está prometido. É assunto com cabelos por todo o lado.

Obrigado