19.10.10

Art Now!


As coisas estão a acontecer agora, nas cidades, nos bairros, na periferia. As nossas cidades estão a produzir algo novo, longe das referências do passado, longe de saudosismos. Coisas do real agora, dos problemas deste quotidiano. Mas, continuamos a marginalizar populações e a sua forma de expressão. Uma nova ordem se faz sentir.

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo prémio companheiro. Percebi os teus argumentos quanto à reserva que pretendes manter por agora com o teu DOC. Não que esteja de acordo ( nem tenho que estar, mas o públicos do YouT não é obrigatoriamente o das Salas) já que através do YT tens um palco que não é nada desprezível, e uma publicidade de efeitos multiplicadores capaz de dar uma outra projecção ao teu filme. Para nós que estamos longe, esse recurso, embora egoísta, seria uma benesse caida do céu internauta.
Quanto às coisas da 'periferia' não te preocupes. Se tiverem mérito hão-de encontrar o seu próprio espaço e impor a sua linguagem. É tudo uma questão de tempo, e como diz o grande livro, "tudo tem o seu tempo de ser tempo". A(s) cultura(s) na nossa desgraçada terra tem aprendido a nascer, afirmar-se e levantar voo sem qualquer carinho institucional. Portanto, entre os flagelados do Leste nada de novo.
Gr Abraço
ZCunha

Anónimo disse...

«(...) Seja qual for o futuro das cidades, e por muito que o seu traçado mude, ou mudem o seu aspecto e o seu estilo, ao longo dos anos e dos séculos, haverá uma caracteristicas que continuará sempre presente: as cidades são lugares cheios de desconhecidos que convivem em estreita proximidade» in Filosofia e Cidade bjoss titass

Cesar Schofield Cardoso disse...

Titass, gostei!...Inspirador

Anónimo disse...

Sem querer parecer desmancha prazeres: pq é que és tu a fazer alarido do prémio e não deixes que outra pessoa o faça? Receber prémio de um festival na sua primeira edição e sem créditos nenhum internacional(que só tem o nome) não significa absolutamente nada a não ser que o festival tenha continuidade e tu consigas acompanhar! Não é por nada César(desculpa a intimidade), mas acho que deves te limitar a trabalhar nos teus projectos artísticos. A consagração deve vir sem que sejas tu a tentar exagerar a importância das coisas; Uma opinião: acho que deverias disponibilizar os teus vídeos no you tube par de facto terem visibilidade. Ai vais ter a concorrência de muitos artistas anónimos iguais a ti. Sim porque o que é ser conhecido em Cabo Verde? o que significa isso numa escala global. És conhecido em Cabo Verde? explica-me porque isto de estar e viver fora dá nisso... Há muitos cabo-verdiano que vivem fora há anos que tem trabalhos bons e ainda estão a tentar entrar no circuito, por isso é falacioso que tentes mostrar na net que és bom quando nem coragem tens para meter os teus vídeos na net para serem avaliados. É isso? Mais honestidade intelectual pede-se!!

Amarante Dias, fidje Soncente

Anónimo disse...

Viva César!
Muito oportuno o post. Queria relçar neste espaço que o maior pirata é a TCV, embora eu prefira TEVEC. É veres descaradamente como colocam no ar filmes pirateados da internet, com as assinaturas dos hackers nas legendas. É um assunto off, mas repara que esses lesmas (pseduo jornalistas de meia tigela) das comunicações agora andam a esconder os crimes dos noticiarios. Todos os dias há tiros em à noite em todos os bairros problemáticos da capital, mas a TEVEC nada! niente! foi silenciada em relação a esse tipo de "propaganda negativa"...

Cesar Schofield Cardoso disse...

Amarante, entendo a tua frustração. É a frustração de todos os emigrantes, que por mais que sejam bons, raramente entram no circuito do lugar onde estão. É um problema sério e estou completamente solidário contigo. Quanto ao meu percurso, deixa que eu cuido. Obrigado pelas dicas.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Bem lembrado isso da TCV. É uma escandaleira!..é como a lata das municipalidades de mandar instalar antenas parabólicas, para captar emissões de canais pagos, privados, para as retransmitir pela cidade.

Em CV, a clandestinidade e a ilegalidade é transversal.

o cachaceiro disse...

Caro Cesar felicito-o pelo post, mas a este "anonimo", apesar de respeitar a opinião dele, apenas digo que no meio de miliares de coisas boas apanha uma menos boa e faz de arma de arremeço. Eu tambem sou contra a pirataria, mas não te esqueças que TCV significa televisão de Cabo Verde, ou seja é o espelho daquilo que somos e que temos.