26.11.10

The sprint

"Governo e Câmaras proibidas de inaugurar obras a partir de 8 de Dezembro"

Assim vem em letras garrafais no A'Semana de hoje. Acho o máximo! Ainda, é proibido lançar resultado de inquéritos e sondagens, sem que esses sejam avaliados pelo CNE. Também acho o máximo. Acharia mais máximo ainda se auditassem, julgassem e executassem as contas dos partidos, que andam a dar verdadeiros shows de "engenharia financeira". Acharia o melhor dos máximos se o meu dinheiro (dinheiro de contribuente) fosse poupado nas campanhas, ou seja, que a malta que tá no Governo e na Adm.Pública, que quando tivesse que se deslocar em campanha, fosse de carro próprio ou a pé!

A avaliar pela ferocidade das rondas iniciais dos embates pré-eleitorais, a coisa vai ser forte e feia. Andam os dois barões, o verde e o amarelo, na tangente. Não se apercebe bem qual será o sentido dessas eleições. Se é verdade que o Governo vem se safando de rombos maiores e a Oposição não conseguido transmitir uma imagem de coesão, também é verdade que as autárquicas deram o toque da mudança e sinais de irritação podem ser fatais, como os intermináveis cortes de energia (ainda anteontem estivemos um dia todinho sem luz) e o desemprego, que, digam o que disserem as estatísticas, é um realidade sensível e preocupante.

Segundo o FMI a crise (Portugal nomeadamente) está intimamente ligada às desigualdades sociais, que permite um sistema que, enriquece um minoria e põe a maioria a pedir dinheiro emprestado à minoria (através do crédito bancário), endividando progressivamente, até levar o sistema à ruptura que se verificou, ficando minoria e maioria todos na lona. Em CV estamos a assistir esse fenómeno e só não sabemos quando vai estourar. Nem Situação nem Oposição tem discursos diferentes, pelo que o futuro, qualquer que for o caso, será tempo para se estar alerta.

O pior de tudo é que, por mais um par de anos, é preciso ouvir, ou o discurso autista de Zé Maria, ou o discurso mofo de Carlos Veiga. Juventude, nada!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo bem que esta medida é boa, mas quando afirmas que gostarias q "julgassem e executassem as contas dos partidos, que andam a dar verdadeiros shows de 'engenharia financeira'", acho que sabes de onde que as contas de um destes partidos vem. Obviamente estou falando do partido do governo que vem apresentando cartazes de todos os tipos e feitios com a sigla de governo. Logicamente que o dinheiro investido para estes outdoors são dinheiro do estado, ou seja dinheiro dos contribuintes, o seu e o meu dinheiro. Sendo assim é o meu e o seu dinheiro que é utilizado para o governo fazer campanha politica de um partido, o que não acredito que seja minimamente legal.
O mais impressionante é o facto de ninguem, inclusive o senhor, ter notado este facto.
As campanhas são para ser feitas pelos partidos, com o dinheiro dos partidos, e nunca pelo governo com dinheiro dos contribuintes.
Cumprimentos