7.2.11

Salvas! 2

O meu apreço vai primeiro para os meus colegas do NOSI. Adoro-vos! O pessoal trabalha como loucos na época das eleições, para melhorar ainda mais o processo e garantir que tudo se desenrola o melhor possível. Há problemas? E onde não há?

É sobejamente conhecido a nossa falta de memória. Alguém acompanhou o processo eleitoral ao longo da nossa (breve) história política? Começa com a completa reorganização dos serviços de Identificação, que hoje é 10x mais apurado. Passa pelo recenseamento, que hoje é 10x mais transparente. Culmina com o apuramento dos resultados, que hoje é 10x mais rápido e fiável. Esses ganhos todos tem um potente sistema de informação (SI) por trás. Mas, é preciso perceber (odiei as ignorâncias em relação aos SI por parte de muito boa gente) que o NOSI é só o aparelho tecnológico do processo. A responsabilidade última da qualidade da informação é dos serviços, nomeadamente DGRNI e DGAPE. O NOSI é só um aparelho tecnológico do processo e só pode ser avaliado em termos de desenho de sistemas. Para isso existem profissionais qualificados, que se chamam Auditores. Deixemos de burrices; se desconfiamos dos SI, é legítimo pedir auditorias, mas mandar bocas infundadas não! Para além dos médicos, ninguém percebe de ciência médica, mas em relação às ciências de informação, todos são especialistas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Assim como todos nao percebem de medicina e de ciência informatica, também aplica-se o mesmo raciocinio à ciencia politica.Nao é porque votou e o seu partido ganhou que percebe de ciência politica; também é preciso escola.

Cesar Schofield Cardoso disse...

Tens toda a razão. É preciso ter cuidado para não estar a teorizar. Espero não tê-lo feito, mas tão somente exprimir as minhas impressões sobre o processo.

Votei e não tenho partido.