7.2.11

Salvas! 3

Todos que participaram, com o corpo e com a alma, debaixo de sol e de pressões, gerindo um complicada mistura de emoções, ou seja, os políticos, uma palavra de reconhecimento e as devidas críticas.

Infelizmente, em muitos países o exercício da participação política não é livre; aqui é! José Maria Neves e Carlos Veiga são candidatos de elevada preparação, embora o perigo de endeusamento. Críticas aos partidos. JMN viu como o partido se mobilizou de forma impressionante para lhe catapultar para uma vitória sem precedentes. Então que aprenda (e o partido também) a se libertar do excesso de protagonismo e dê espaço a valências importantes. O mesmo se diz em relação a CV, que suponho tenha sido penalizado pela falta de democracia interna. Realmente caiu mal a desistência de Jorge Santos em eleições internas e o afastamento virtual de muitas vozes, bem como a aposta perigosa em independentes que causam fraturas internas.

Uma palavra especial aos meus colegas Edson Medina e Abraão Vicente. Ao primeiro admiro a postura e o inteligente percurso político que vem fazendo, sem a ansiedade do poder, opondo-se devidamente a várias posições do seu próprio partido, mas dando um combate sem precedentes no momento decisivo. Edson Medina é um político de craveira e convém que o partido esteja consciente disso. Ao Abraão, vai uma palavra de força. Fez uma entrada fulgurante para a política e é precisamente a forma como entrou que jogou contra ele. Abraão Vicente não é uma cidadão comum e não podemos dar ao luxo de dispensar nenhum cidadão com as suas competências. Para bem ou para mal, foi uma pessoa com uma elevada participação cívica nos últimos anos, denunciando aspectos importantes e, de alguma forma, sacudindo um pouco algum conformismo intelectual. Mas é meu dever de amigo também criticá-lo severamente pela escolha da sua postura em campanha; tinha a obrigação de trazer um outro discurso, afastado das piquinhices partidárias, com mais elegância e respeito pelos adversários. Interpreto esta sua fase como falta de experiência e espero ver um Abraão na política com uma outra postura, usando todas as suas armas intelectuais.

1 comentário:

Sanpadjud disse...

Faltou fazer o contraponto com a postura irrepreensível do Mário Silva ou do António Correia. Mesmo marinheiros de primeira água não se deixaram arrastar para a palavra fácil ou despropositada