18.4.11

MLS

À margem do Kriol Jazz, discutiu-se as Indústrias Culturais em Cabo Verde, com o novo Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa (MLS), palestrantes nacionais e ilustres convidados internacionais. É uma sensação de "mais do mesmo" mas é importante falar até que nos entre na pele. A boa notícia é: finalmente temos um Ministro da Cultura que trata a Cultura por tu e não comete a superficialidade de chamar a Cultura de "nosso diamante". O que foi dito no debate é que, precisamente, a nossa política cultural está ainda em estado de pedra bruta. Muitas aberrações vão acontecendo, por causa da falta total de visão de praticamente todos os Governos de Cabo Verde, mas que agora se põe com mais gravidade porque a nossa fraqueza nessa matéria está aos olhos do mundo.

Está tudo por fazer pelos lados do Min.Cultura e, continuo a dizer, o meu receio é não haver vontade política com força suficiente para alterar o estado das coisas. O maior drama começa com o corpo legal que regula a actividade cultural. O atraso neste particular é medonho: não existe um estatuto para o profissional da Cultura; não existe a regulamentação das leis de protecção à propriedade intelectual; a lei do mecenato também sofre, pelo menos, de actualização e divulgação, enfim...Depois passa por um quadro de pessoal insuficiente e completamente desactualizado do Ministério. Todos os programadores das estruturas do Estado (Palácio, Museus, Centros Culturais, Livrarias, Bibliotecas, etc.) tem que estar numa plataforma comum de trabalho, junto com o Ministério. Por sua vez, o Estado tem que estar em sintonia com os privados e a sociedade. E o somatório disso tudo tem que abrir-se ao mundo. Vendo bem as coisas,não é pouca gente que está a trabalhar todos os dias no sector, mas é verdade inultrapassável, o sector caiu obsoleto. Não tenho os números do OE para a Cultura presentes, mas se situaram nos 1%, isso dá 400.000K/ano. Em dez anos isso é 4 biliões de contos. Isso é dinheiro de quem produz, destinado a pagar quem não produz.

Que tal começar por estabelecer indicadores, metas e desafios para todo o mundo MLS? Todos mesmo! Do gestor ao artista. 

21 comentários:

Anónimo disse...

E no comunismo que se estabelece metas iguais para todo o mundo!

Continuas a ter uma visao colectiva da cultura, quando cultura tem de pertencer aos individuos, aos artistas e aos individuos consumidores.

O estado nao tem nada a ver com a cultura.

So os estados comunistas e socialistas de pendor colectivista ttêm ministro da Cultura.


Ainda por cima um artista! Um grande paradoxo, ou entao um disparate de brasileiro, como o outro musico que era ministro de estado.

Pergunta-se agora, o balanço da sua passagem pelo posto foi positivo para a musica e cultura do Brasil?

Claro que nao!


Em CvERDE vai ser também a mesma coisa.

Um musico é para fazer musica e nao para armar-se em funcionario do estado.

So liberalizando e acabando com funcionarios de cultura, a cultura serà de facto alguma coisa em CVerde!

Os Estados unidos da América, pais mais desenvolvido do mundo em matéria de cultura com C, portanto tudo, desde criadores a infraestruturas de todo o tipo, nunca teve Minsitro da Cultura.

Mas tem Fudnaçoes, tem teatros, tem operas, tem cinemas, tem homens cultos, tem artistas, tem realizadores, pocha!!! tem tudo e do melhor!!!!

Enfim, e esse bairrismo vai continuar? Esse centralismo de tudo na Praia é eterno?!So a Praia tem direito a um Krioll Jazz?!!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Procura saber quantos países no mundo tem Ministério da Cultura. Se calhar só os EUA não tem.

Procurar te informar da quantidade programas que o Gilberto Gil criou e as profundas mudanças que ele introduziu nas políticas públicas para a Cultura. Gilberto Gil criou programas, estruturas e equipas que se mantiveram activos e autónomos, mesmo anos depois da sua saída.

O festival Kriol Jazz foi proposta a várias câmaras, inclusive S.Vicente. Só a Praia consegue suportar o seu custo. Esquece bairrismo; isso é uma conversa que já não cola em nada.

O teu discurso também não cola em lado nenhum.

Carlos Mendes disse...

Viva César. Gostei da tua pena. As tuas preocupações são sensatas, espelham o estado de coisas que acontecem em Cabo Verde. Acredito, com o tempo, que o pessoal vai deixar de ter uma visão folclórica da cultura, com ornamento de curiosidade e de experimentalismo, para criarem "mundus alternativos" com grande valor acrescentado para a cultura. Os folcloristas são aqueles que se vestem de bubus, de panos terra, falam crioulo de fora... mas isso não é fazer cultura... Cabo Verde tem que ser um país glocal, não um paraíso de aborígenes.
Abraço e continues assim

Anónimo disse...

Cesar, qual custo? o que foi suportado pelas empresas NACIONAIS? Eu aqui fiquei com pena de não ver um Bau e Voginha; da proxima, Djo da Silva devia pôr diferenças de lado e convidar alguns artistas para não repetir Gamboa no Platô, mas tambem Eu entendo que a câmara tinha algum poder. CMP! FESTIVAL DE JAZZ,OK???

Cesar Schofield Cardoso disse...

Carlos, obrigado pela visita e pelo comentário

Cesar Schofield Cardoso disse...

Anónimo, há duas maneiras de ver as coisas: pelo prisma positivo ou pelo negativo. Se vires pelo positivo, vais te lembrar do estrondoso show do Maraca & Latin Jazz All-Star, de Cindy Blackman-Santana, Yamandu Costa, Boubacar Traoré, Hernani Almeida (que encapota Bau e Voginha), Vera Cruz, Danae, Remna, etc., e o resto vai te parecer coisas menores. Se vires pelo negativo, vais ver Ferro Gaita, Gaita Ferro, Cordas do Sol...que esses são para o formato Gamboa, e vais minimizar todos os grandes nomes que te apresentei acima.

Tens ideia da estrutura de custos de um festival desses? Não atiremos palavras ao ar.

Já agora, és pela continuidade ou pela anulação do festival?

Anónimo disse...

..."que se mantiveram activos e autónomos, mesmo anos depois da sua saída."
Pocha! dà a impressao que o Gilberto saiu ha varios anos?

Qual é o teu conceito de varios anos?

Quem é que se informa melhor se nem sabes ha quantos anos Gilberto saiu do govenro de Lula.

César nao é porque os paises imitaram a França na criaçao de um minsitério da CUltura, que esses ministérios sao valores acrescentados.

Vai ver na pratica o que esses ministérios de cultura fizeram ou fazem de jeito.

Para a tua informaçao, mesmo a França, o minsitério da CUltura é fortemente criticado e posto em causa; mesmo pela direita. O actual presidente Sarkozy queria mesmo acabar com esse ministério.

E ele é da direita e é um golista, um golista mesmo teorico, pois ele escreveu uma tese sobre a Obra de De Gaulle. E como nao deves saber foi De Gaulle que instituiu o ministério da CUltura, sistematizou esse ministério que depois foi copiado em todo o mundo.

Dizes que so os Estados unidos poderao nao ter ministério da cultura; a verdade é que é o país ddo mundo que tem a cultura mais desenvolvida do mundo. E é isso que conta!

Mas o mais ridiculo nas tuas teses, é que houve mesmo uma congruência de pontos de vista entre nós os dois, mas acabas por dizer que o que digo nao serve para nada.

Pois bem, vou-te lembrar que tu mesmo criticas e ja o fizeste varias vezes, a inflaçao de funcionarios desse ministério que nao serve para nada, que nao produz. Outra coisa eu nao disse, à minha maneira mais crua.

Enquanto houver funcionarios que nao produzem esse ministério nao darà conta do recado. E alias, como a mania de imitar os brasileiros, com um ministro musico, nunca mais.

Tanto mais que é um ministro formado no pensamento comunista cubano. Alias, o actual ministro, nao é melhor em termos intelectuais do que o anterior ministro da cultura.

Enfim, Céar , eu nao estou aqui para te convencer, porque eu sei que pertences a uma raça de pessoas que sao teimosas e que nao admitem que estao a errar. E' até à morte!

Eu estou aqui para emitir as minhas opinioes e para criticar la onde eu penso que devo criticar.

Tu nao estàs em condiçopes de provar cientificamente que todos os paises que têm um ministério a cultura têm mais cultura do que aqueles que nao têm, como os Estados unidos. E' porque é impossivel; tu nao conseguiràs provar nada disso.

O<s paises do mundo onde a cultura està mais desenvoklvida sao os paiss de cultura anglosoxinica, onde ha portanto menos intervençao do estado. A excepçao é a França, o que confirma a regra.
E sabes porque a França é excepçao. E' porque ha uma cultura milenaria de estado que vem de tras e que ha montes de infraestrturas que existem ha séculos.

Acabam por funciocar pela inércia do tempo; mas para a tua informaçao todos os anos a cultura perde dinheiro e subvençoes do estado em França e a tendência é para os subsidios acabarem.

Neste momento ha regioes interias do interior da Frnaça, que estao a perder os seus teatros, as suas casas de cultura, porque nao ha dinheiro...

Repito, so a iniciativa individual faz a cultura. E' essa cultura que o caboverdiano tem de cultivar.

Enfim, questiono a nao existencia de um Krioll Jazz em Soncente e tu chamas-me bairrista? Mas entretanto és tu que chamas Corda do Sol de "negativo" opondo artistas caboverdianos a "grandes artistas do estrangeiro".

Estàs a ver o teu ridiculo. Acabas por deitar abaixo toda a tua tese, pois se opoes a prata da casa à aquela do exterior que é melhor, entao nao percebeste nada...

Tu es daqueles que acham que tudo o que vem do estrangeiro é melhor. A ponto de chamares positivo e grande aos artistas estrangeriros e "negativo" ao que é da terra.

Incrivel!!!!!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Perguntas simples:

- Brasil deu ou não deu um grande salto, quanto a políticas públicas para a Cultura, com Gilberto Gil? Conheces o programa Cultura Viva? Sabes que esse programa foi o grande responsável pela desconcentração da produção cultural das grandes cidades e veio acrescentar uma enorme variedade, desse enorme país?

- Sabias que a pujância do actual cinema brasileiro, em parte advém das novas políticas brasileiras para a Cultura, das quais o filme Cidade de Deus é um marco de um programa específico.

- Sabias que a Espanha tem feito um grande investimento público na Cultura e isso tem potenciado muito, nomeadamente, o turismo e a diplomacia cultural?

- Hernani, Vera Cruz, Danae, Tcheka (já participaram do Kriol Jazz), são de que nacionalidade? Domina a tua ansiedade, lê devagar.

3 anos depois significa "anos depois" ou "ano depois"?

O que é "Cultura mais desenvolvida do mundo"? É o que mais rende dinheiro ou é o que mais qualidade de obra produz? Já estou adivinhando que achas que Óscares é um concurso de maior qualidade que Cannes, Berlim, Veneza...

O teu eldorado USA infelizmente não é um exemplo para o mundo em nada! Nem política externa, nem saúde, nem cultura, nem política monetária (a sua crise já ia matando o mundo e matou nalguns casos).

A França está perdendo o prestígio cultural, assim como o seu vinho perdeu toda a qualidade e prestígio mundiais. São ciclos de vida. Outras partes do mundo estão a crescer: Brasil, Índia, China, etc. O Chile e a Austrália tem actualmente dos melhores vinhos do mundo. Quem diria?

És quase um bom interlocutor; bastava que deixasses de adjectivar as pessoas (coisa que eu nunca faço e nem faz qualquer pessoa que está segura dos seus argumentos, como fazes crer que estás)

Anónimo disse...

Nao estejas a generalizar casos isolados!

A Espanha tem exemplos de boa cultura por uma razao bem simples que te escapa. A Espanha nao é um estado central; Para a tua informaçao é quase um estado federal, com regioes autonomas que funcionam de maneira descentralizada.

A cultura na espanha pertence às regioes descentralziadas e nao ao estado central. A Regiao de Catalunha, onde está Barcelona com os seus teatros, museus, artistas multiculturais etc, funciona quase como um estado federado dentro da Espanha.

Logo, estás a confundir politicas culturais feitas ao nivel regional com AQUELAS por exemplo da França, onde é o estado central que controla e distribui tudo.

Falas de Berlim; IGUALMENTE, rapaz e para a tua informaçao nao ha ministério da cultural a nivel do estado central na Alemanha. A Alemnha é um estado federado, e ha estados federados, por exemplo o estado da renania westefalia, onde fica Colonia, e a sua grande catedral referência no mundo, as suas obras (que frequentei) os seus teatros (que frequentei) enfim todas as suas riquezas culturais que um estado central como Portugal (até porque é mais pobre) nunca terá.

Falas de Veneza, mas oh rapaz o que conheces dessas coisas? Ja viajaste, ja frequentaste essas zonas de cultura. Eu ja as frequentei todas e conheço-as por dentro.

A Italia, é um país de séculos e séculos, um dos berços da civilizaçao ocidental e so por isso tem um lugar especial e nao pode ser comparada com estados recentes. Mas mais a Italia nao é um estado federado, mas ja foi historicamente falando varios pequenos reinos, varios estados e ainda hoje, apesar da sua unificaçao funciona em termos regionais.

Os italianos do norte, repetem àaté à exaustao que financiam os preguiçososo do sul. Isto para dizer que em termos culturais, a Italia funciona também na pratica em termos regionais, quase com regioes autonomas, onde a politica cultural tem uma grande independência em remlaçao ao centro de Roma.

Percebes, oh rapaz?! Estes sao exemplos singulares que têm a ver com a hsitoria e a civilizaçao e que nao podem ser generalizados.

Bem, quanto à tua ignorância cultural sobre os Estados unidos, para quê responder? Ja te tinha dito que pertences à raça de pessoas extremamente convencidas que sabem sem saber, mas nao sabem que nao sabem.

Vai consultar a Internet para conheceres duma vez por todas como funciona a Cultura nos Estados e a rede de insitutiçoes publicas e privadas que apoiam essa autêntica industria repito a maior em quantidade e QUALIDADE; Sim QUALIDADE queres queiras quer nao.

Nao me venhas com estória da carochina do Braisl e da India, porque isso é um mito. Tu nao pode comparar paises do terceiro mundo, é verdade em expansao, com os paises mais ricos do mundo.

Dizes que o Brasil cresceu em termos culturais com GIl. Cabo Verde também! Depende do grau de crescimento e de onde se parte. E' claro que Gil fez um bocadinho mais do que o seu antecessor, mas meu caro em termos de estatistica é quase nada.

Conheces numeros ou falas de cor?! Acho que quem aqui fala de cor és tu e ja o provei varias vezes mas nada feito.

Até batota nas citaçoes fazes. Tu nao te referiste antes a Tchecha e os outros artistas crioulos que chamas de "negativo" em relaçao a estrangeiros, mas a estes que volto a citar.

"Se vires pelo positivo, vais te lembrar do estrondoso show do Maraca & Latin Jazz All-Star, de Cindy Blackman-Santana, Yamandu Costa, Boubacar Traoré, Hernani Almeida (que encapota Bau e Voginha), Vera Cruz, Danae, Remna, etc., e o resto vai te parecer coisas menores. Se vires pelo negativo, vais ver Ferro Gaita, Gaita Ferro, Cordas do Sol...que esses são para o formato Gamboa, e vais minimizar todos os grandes nomes que te apresentei acima."

O ultimo paragrafo é teu César. Ali nao ha refernecia nenhuma a Tcheka e os outros... Tens que saber o que dizes..

Cesar Schofield Cardoso disse...

Espectáculo! Falas de USA, mas só dás exemplos de Europa, ahahahah. Essa foi boa. Mas eu nunca me armo em conhecedor profundo dessas realidades. Tu que tens mais informação, podias partilhá-las. Ou não as tens e dás uma olhadinha rápida no Wikipedia? eheheh

Governo central ou regional, o facto é que todos os exemplos que deste tem financiamento PÚBLICO. Até Cabo Verde está a beneficiar desses investimentos públicos... na Espanha.

Dar-me-ia ao trabalho de recolher as estatísticas dos programas Gilberto Gil, se não tivesse mais o que fazer e fosses mais simpático. Mesmo assim, os resultados qualitativos já citei alguns.

Estou espantado com a tua capacidade de me apanhar a fazer batota! Os músicos CV que enumerei, disse claro, já participaram, ou seja do 1º ao 3º. Mais uma vez, lê devagar, consulta o site do Kriol Jazz, informa-te!

Anónimo disse...

César, ha um principio sacrossanto no deabte livre e democratico: é o de ser honesto e respeitar o interlocutor.

Ponho outra vez aqui a tua frase onde falas de POSITIVO e NEGATIVO, para veres que ali nao está nem Tcheka nem os outros que com ele alinhaste na frase da tua resposta à minha critica.

aqui està o negativo e o positico:

"Se vires pelo positivo, vais te lembrar do estrondoso show do Maraca & Latin Jazz All-Star, de Cindy Blackman-Santana, Yamandu Costa, Boubacar Traoré, Hernani Almeida (que encapota Bau e Voginha), Vera Cruz, Danae, Remna, etc., e o resto vai te parecer coisas menores. Se vires pelo negativo, vais ver Ferro Gaita, Gaita Ferro, Cordas do Sol...que esses são para o formato Gamboa, e vais minimizar todos os grandes nomes que te apresentei acima."

Onde està Tcheka nessa frase? E mesmo que estivesse? Nao é o que està em discussao. O que te quero fazer entender e agora vou ser mais claro ja que nao entendes, é que nao podes escrever preto no branco para toda a gente ver, que Cordas do SOl, Ferro Gaita e Gaita Ferro sao NEGATIVOS e que so servem para GAMBOA;

Escreveste ou nao escreveste? Està ali para os mais atentos verem que nao sabes o que dizes.

Agora vens dizer que nao dou exemplos daquilo que se faz em matéria de cultura nos EWstados Unidos? Mas oh homem quem falou nos eSTADOS UNIDOS nao fui eu? Eu falei-te de Fundaçoes, de operas, de teatros, de inraesturutras, està no meu post. Afinal quem nao sabe ler?

E disse-te mais (porque tu tens que trabalhar) para ires pesquisar na NET; E vens agora dizer que sou eu que copio na NET. Estàs a ver que nao me estàs a respeitar. Prova algo da minha frase copiada na NET.

Oh rapaz, deixa-te de preguiçao e vai consultar tudo sobre a cultura nos States na NET; ja te dei indicios, caramba. Falei-te de Fundaçoes. Olha por ex Fundaçao Rockfeller, National Endowment. Fundaçao Carter, Hollyood, as Academias de Fine Arts e Dance de Nova Iorque, os teatros, as Operas, vai ver como é que o privado financia a cultura americana e deixa-te de ignorância e teimosia...

Quanto ao publico espanhol que financia CVerde, é publico, mas regional, nao é o tal Estado. Ainda nao percebeste que o que estou a criticar é a maquina pesada do eSTADO e nao investimento publico, caramba!

O que estou a dizer-te é que o Estado e ministérios de cultural a nivel do estado central, nao funcionam ou funcionam muito mal e sao todos deficitarios.

O Estado cultural em França é deficitario e com o cumulo, é o funcionario mandriao que come o dinheiro quase todo e o amiguistmo e nao a cultura e os artistas.

Percebes ou nao?! Diz la onde fiz copia na NET. Tu és mesmo fraco, rapaz. Pensas que tenho tempo de fazer o meu trabalho, e vir aqui dcar uma espreitadela no que escreves para eu ir depressa copiar na NET, depois vir escrever?

Mesmo infantil esta tua atitude!!

Nao, rapaz, sou cerebral, e nao tenho 30 anos como tu. Ja me aproximo da reforma e ja te disse que tenho uma longa experiencia internacional da tua idade. E quando saí de Cbo Verde, ja era uma das principais referências na minha area de actuaçao.

Entendes ou queres continuar a enganar a tua cabeça?!!!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Reconheço a sua generosidade em responder exaustivamente aos fracos. Começo a ver um ser altruísta em si. Obrigado Sua Referência.

Já agora, referência em que área? A quantos anos atrás? 1975?

Anónimo disse...

César, para te mostrar que eu sou honesto intelectualmetne falando e que nao falo de cor, estive a trabalhar para ti.

Desta vez fui ao Google, buscar-te material que nao queres ir buscar sobre a cutlura nos States.

Mete estas referenecias a seguir no google e teràs tudo sobre a cultura americana e como funciona o seu financiamento;

Museum of Fine Arts, Boston

Actor's Equity Association

Americans for the Arts

Assembly of Local Arts Agencies

Carnegie Hall

National Endowment of Arts

Sobretudo este ultimo, que depois de vai dar links (aos milhares) para outros sites.

Uma mina de informaçao e ja agora de como tu e outros artistas podem inclusivé ir buscar financimento para os vossos projectos;

Sim, sim, ha muito dinheiro nos States prontos a financiar artistas no mundo inteiro. So que tens de saber ir la ter.

Alias, isso era uma das propostas do MPD, mais precisamente de Zé Filomeno que estudou nos States e que conhece as fundaçoes americanas publicas e privadas que financiam paises estrangeiros a todos os niveis inclusivé ao nivel da Cultura.

Infelizmente os nossos lobbys em CVerde é so folha de trablaho. Falam, falam, mas nao conhecem as coisas, nao sabem alias que existem; depois quando sabem, como nao dominam a lingua e a cultura americanas nao sabem ir la ter.

Eu sei, o Zé Filomeno também, mas o vosso intelectual mor, Corsino Tolentino também. Corsino como ministro dos negocios estrangeiros, seria uma grande valia para CVerde, mas devido aos ciumes que ha no PAICV, desperdiçam um homeme desses.

E olha que eu sou um liberal, que nao tem nada a ver com os ideais de Corsino. Mas recobheço valores e capacidades mesmo nos meus inimigos. E no PAICV, nao ha ninguém com a capiacidade intelectual de Corsino, e sobretudo com a agenda e experiência intenraional que ele ele tem....

Trabalha, pesquisa na Net e arranja financiamentos para os teus projectos culturais nos States. Um dia has-de de me agradacer.... mas tens que trabalahr mais e falar menos!!...

jA TE disse que sou uma das mentes mais brilhantes de cabo verde, quer queiras quer nao! E estou-me nas tintas se pensares que é bazofaria!....

Cesar Schofield Cardoso disse...

Tenho a impressão que se escrever somente "ponto", mesmo assim vais refilar.

Anónimo disse...

Nao refilo, rapaz! Eu tenho argumentos e conhecimentos!

So refila aquele que nao estuda. Eu sou um homem de livros. Estudo desde os 4 anos de idade e ja te disse que me aproximo da reforma, sempre a estudar, a estudar e a estudar.

Eu sou crioulo, mas fujo à regra do crioulo que fala, fala mas so de cor.

Eu estudei e estudo e durmo com livros; acordo de madrugada, so para confirmar um conceito, uma palavra num livro tal e a paginas tantas, e depois ja durmo mais descansado.

Sim, estudar é sofrer! Um autêntico sofrimento, se quiseres ser um homem rigoroso no pensamento e na reflexao.

Infelizmente a nossa gente em regra nao sabe o que é estudar com dedicaçao, razao pela qual temos tiques do género como o que acabas de dizer de pôr um ponto para eu refilar.

Ja te disse que tenho argumentos e é o que quero que tenhas.

Em vez de me agradeceres por te ter dado referências de pesquisa, nao, resolves tratar-me de refilao!..

Decididamente o crioulo médio nunca vai chegar la! A cultura do rigor!....

So temos bazofaria!...

Cesar Schofield Cardoso disse...

ahahaha, como diz o meu chapa, eu si mi divirto

Anónimo disse...

Indeed boy, indeed!
Smoke it, deeply!!!

Anónimo disse...

Ah! so agora reparei que nao te respondi à tua pergunta sobre o meu sector de trabalho!

Como deves entender nao te posso dizer, por uma razao muito simples: estaria a dizer quem sou eu!

Mas olha que é um sector central do desenvolvimento de Cabo Verde e é transversal abrangendo quase tudo o que se faz na nossa terra.

Quando saí (nao, nao foi em 1975, foi um pouco mais tarde) eu era um dos melhores; bem o certo é que participei em tudo sempre na primeira linha e nunca fui excludio de nada; nada se fazia sem a minha contribuiçao.

EM 1975 quando a gente do mato chegou, eu ja era uma referência na minha profissao. Chega-te ou ainda estàs convencido de que faço parte da equipa de bazofaria crioula.

O certo é que saí, para um dos paises mais avançados do mundo, e como convidado, com contrato de trabalho nos bolsos!

Depois, mudei de país três vezes, sempre na minha area e entre os melhores. Pertenço a uma elite internaciional de mentes brilhantes e estou sempre os melhores!
Ha poucos crioulos que fizeram a minha carreira internacional.

Nem Corsino, pois ele so teve um grande posto na Gulbekinan e num unico país, Portugal, muito mais pobre e menos desenvolvido do que os paises onde ja trabalhei e trabalho. Estou num paises mais avançados do mundo, César!....

QQueres mais referências?! Domino e trabalho com 5 linguas estrangeiras, falado, escrito e lido, exceptuando as minhas duas linguas maternas portugues, crioulo!

Chega-te? Se quiseres mais e fores inteligente, tens mais referências nos posts que escrevo aqui no teu site e em em tudo o que é BLogaria e jornais em Cabo Verde.

Ja viste a minha potência de produçao?

Se soubesses o trablaho que tenho e a energia e stress mentais que envolve, terias um ataques cerebral. Sim, porque nao perceberias como é que encontro tempo para ainda debater em tudo o que é espaço na Net em Cabo Verde.

Tem juizo rapaz!!! Tens à volta de 35 anos, nao é César;

Olha, eu com a tua idade, ja tinha privado com os melhores cérebros mundiais do mundo da filosofia, politica, economia and so on, em congressos internacionais....

Anónimo disse...

Olha o que alguém como eu, pensa de Gilberto Gil; encontrei a prosa por aí na Net; e ja agora Gilberto saiu do governo a 30 de Julho de 2008, logo ainda nao fez 3 anos.... e 3 anos nao é assim tantos anos.

Mas bom, aqui vai a prosa dalguém que pensa que ele nao fez rigorosamente nada no ministério da cultura, porque se preocupava mais com os seus discos:

"Imagine que você seja contratado como diretor de uma grande empresa. Você goza de um grande prestígio como palestrante (você nunca trabalhou como diretor. Na verdade, nunca entrou num escritório). Devido a este prestígio, você faz um acordo com o presidente da empresa: você diz que só vai trabalhar de segunda a quinta. O resto é para você continuar fazendo o que fazia antes de ser contratado.

Num cenário parecido, Gilberto Gil foi convocado para ser Ministro da Cultura. Ele entrou num acordo para trabalhar apenas 80% do tempo. O resto, ele usaria para se dedicar a sua carreira. Hoje, 5 ANOS depois, ele deixa o ministério. Pergunta: você conhece algum projeto que tenha incentivado a cultura? Você sabia que tínhamos um Ministério da Cultura?

Muitos alegam que a falta de recursos foi o principal culpado. Pois é. Mas continuo achando engraçado. Um cara que lutou contra a ditadura, ajudou a derrubar o sistema vigente, quando chega num cargo de poder, não faz nada. Fica lá, preocupado com os shows e lançamentos dos seus cd’s. Talvez ele tenha sido prejudicado por um planejamento que dá pouca ênfase à cultura, perfeitamente aceitável. Mas ele está lá para mudar isso! E tem grande apoio popular para pressionar quem quer que fosse.

Não gosto do Gilberto Gil como cantor. Uma ou outra música, apenas. Mas devo admitir que é sim um dos grandes ícones da nossa música e goza de grande respeito. Mas como Ministro, ele entrou, saiu e nada mudou. Estamos na mesma."

Mais nao digo sobre este assunto. Tens de admitir que criticando-te até de ajudo a seres mais aplicado!E' para isso que a critica existe; para nós nos melhorarmos, mas estudando!...

Anónimo disse...

Poxa, imagina o respeito que as pessoas iam angariar se utilizassem os seus nomes ao proferirem as suas verdades!

Jeff

Anónimo disse...

Olha so, César, o que o teu Ministro diz, logo na sua primeira intervençao publica através duma comunicaçao enviada ao V congresso da Diaspora!

"nova identidade crioula enquanto cultura".

E mais:

quer que CVerde seja "a primeira naçao crioula do mundo".

Comentando a primeira asserçao, como é evidente Mario Lucio, deve estar a pensar que descobriu a polvora da cultura como identidade.

Com que entao "nova identidade crioula enquanto crioula".

Mas que diabo, a cultura nao fez parte sempre da nossa identidade? A lingua, o crioulo, por exemplo, nao faz parte da nossa identidade? nAO é cultura? A nossa maneira de ser, os nossos costumes e manjares, nao fazem parte da CULTURA e da nossa IDENTIDADE?

Bem, eu devo andar noutro planeta.

E esse de sermos a "primeira naçao crioula do mundo, funcionando como planeta central e todos os outros paises a girar à nossa volta?!!!

Estou a ver que o Ministro da cultura começa bem; e claro o César deve estar muito contente!

Somos os maiores!!!